quinta-feira, 13 de dezembro de 2012


PROJETO CULTURAL NA PRAÇA!  AGUARDEM O TÍTULO 

Por: Clóvis Gonçalves Rádio Irará FM
13/12/2012
Foto: Clóvis Gonçalves
Quinta-feira (13/12) Clóvis Gonçalves repórter e apresentador do programa Irará Notícias, que vai ao ar de segunda a sexta-feira das 06h30 ás 08h00, entrevistou com exclusividade o músico Lucimário Alves, e o poeta e cordelista Kitute de Licinho, eles falaram sobre o projeto que será lançado amanhã sexta-feira (14), na praça da matriz, aproveitando a estrutura do palco fixo já existente naquela praça,  que a nossa comunidade está carente, principalmente os jovens, de conhecer os acervos culturais de nossa cidade; então foi lançada a idéia de utilizar o espaço da internet para promover os eventos culturais e motivar o enriquecimento desta juventude, que está dispersa da cultura do nosso município.
Kitute de Licinho é uma pessoa envolvida com a cultura de Irará, é parceiro neste projeto e de forma democrática permitiram que a escolha do nome do projeto, o batismo se desse através do facebook.
Conversamos com ele sobre esta parceria cultural:
O propósito do projeto é fomentar a cultura, principalmente para o jovem que tem poucas opções em Irará, através da cultura que mexer mais com a cabeça deles. Lucimário abiu o facebook no Quântica para sempre, o vinhos e versos serão utilizados a abertura deste projeto e vamos divulgar o nome mais votado e mais curtido pela galera.
A idéia é pulverizar um link para várias turmas, com tiragem de argolas e torneio de ede; isso também é da nossa cultura; uma curiosidade o ede só existe nas regiões de Irará e Água Fria, quando você chega em outra cidade às pessoas não conhece esse jogo, às vezes denominam de ludo, mas o ludo não monta uma pedra sobre a outra, afirma kitute.
Temos a galera que faz cinema em Irará, mesmo de forma artesanal, mas é assim que eles conseguem fazer, tem o hip-hop que faz poesia, eu faço cordel slayne,temos artistas plásticos, música estudantil, a galera do teatro, tem disposição, mas não sabe muito bem por onde começar.
Com as nossas experiências vamos nos juntar com essa galera para pensar e juntos dar inicio aos nossos projetos e aos deles.
Sem dúvida esse projeto é o primeiro degrau de uma grande escada para um movimento cultural nesta cidade. O vinhos e versos será aberto nesta sexta-feira (14), a partir das 20h00, no quiosque, na praça da matriz. É  dos passos que estamos dando através do vinho e versos que vamos ter um recital de poesias. O vinho é de graça, será servido com beijú e patê, aí a galera vai se inflamando e quem já tem o hábito de recitar é só começar.
Quando Roberto Martins (Ró), o trouxe para a casa cultura no seu primeiro mandato como presidente, chegamos a pensar que não fosse funcionar muito bem em Irará, mas, surgiram pessoas recitando poemas de poetas famosos, ou de sua própria autoria. O vinhos é livre, o espaço é democrático para você recitar inclusive letras de músicas, dependendo da quantidade de vinho que a sua cabeça pensante suporte.