domingo, 2 de dezembro de 2012


GRUPO  REVIVER DO AA COMPLETA 20 ANOS, RECUPERANDO VIDAS

Por: Clóvis Gonçalves - Rádio Irará FM

02/12/2012


                                    Foto: Clóvis gonçalves

Neste domingo (2) ás 15h30 o Grupo Reviver do AA completou vinte anos de existência, com o objetivo de recuperar vidas, salvar lares e colaborar para um mundo melhor.

A comemoração aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Irará, com a presença dos participantes da Irmandade e grupos de outros municípios.

Ouvimos vários depoimentos de pessoas que eram dependentes do álcool e hoje mantém a doutrina e a disciplina de manter 24 horas de sobriedade.

O álcool hoje é considerado pela OMS – Organização Mundial de saúde, como flagelo e inimigo número um da humanidade, porque ela afirma isso? Porque o álcool leva o individuo ao fundo de poços que às vezes não tem saída. A sarjeta física, moral, espiritual e financeira, a perda do teto, de bens materiais, da família e por fim a sua própria vida é o futuro do alcoólatra.

Este depoimento é de um membro do Grupo Nova Vida (AA) de Feira de Santana, que não pode ter a sua identidade revelada. 

Eu seria uma dessas vítimas, pois só tomava conhaque com coca-cola. Há 25 anos tomando uma simples dose de champanhe com minha esposa em comemoração  ao natal, Deus colocou essas palavras em minha boca, “essa é a minha última dose”. No dia 25 de dezembro de 2012 completará 25 que parei de beber. 

Hoje bebo cafezinho, água, não bebo refrigerante, bebo suco..., continuo bebendo, mas coisas sadias, o álcool não, ele deixou de fazer parte da minha vida naquele dia 25 de dezembro de 1987.

O meu organismo estava todo debilitado e o médico lá no Distrito Federal me perguntou, você bebe? Respondi, sim. Ele perguntou, bebe o que? Conhaque, respondi, então ele me disse: essa bebida resseca o fígado de quem a consome, se você quiser viver mais uns dias, precisa deixar a bebida. Deixei a bebida mais forte, passei a beber vinho pensando que o vinho não fazia mal, mas, quem bebe vinho sabe que a ressaca dele é a pior que existe entre as bebidas. Continuei bebendo vinho ainda por um ano.  No ano de 1987 dei um basta, se não desse já teria morrido. Eu entrava no sanitário e passava 40 a 50 minutos com dores terríveis no organismo e não saia nada de dentro, no vaso, só sangue e nada mais, estava caminhando para o quadro de cirrose hepática. Consultei outro médico, fiz vários exames e foi constatado que eu estava com o fígado crescido. O médico perguntou se eu bebia e respondi-lhe que não, pois havia parado por algum tempo, então ele me disse: não se preocupe que o seu fígado vai voltar à normalidade, não prescreveu nenhum remédio, então deste dia em diante frequento a minha irmandade 5 vezes por semana, porque a doença é incurável.

A medicina informa que quem bebeu muito precisa de no mínimo de 50 anos, para que os órgãos voltem à normalidade.

Esse é o propósito dos Alcoólicos Anônimos, tentar salvar vidas, são mais de cem mil grupos no mundo.