sábado, 20 de outubro de 2012

Polícia baiana conta com mais 250  novas viaturas

19/10/2012 16:45  PM
Autor: Secom

O patrulhamento, a investigação e a perícia técnica, realizados pela polícia baiana, contam a partir desta sexta-feira (19) com mais 250 viaturas para servir à capital e ao interior. Elas foram entregues no Jardim de Alá, em Salvador, e a solenidade contou com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, e do delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge.
Os veículos entregues representam a primeira parte de um total de 589 viaturas adquiridas pelo Estado. Neste lote, 117 serão para a Polícia Militar, 110 para a Polícia Civil e 23 para o Departamento de Polícia Técnica. O investimento na melhoria das condições de trabalho na segurança faz parte das ações do programa Pacto pela Vida.
Nos últimos seis anos, o Estado incorporou às forças policiais 2.928 viaturas e renovou o contrato de locação de mais 700, além de adquirir dez bases comunitárias móveis. “Temos investido em equipamentos e qualificação para que a polícia possa ter condições cada vez melhores de combater a criminalidade e dar segurança à população. Por isso estão aí as bases comunitárias e todos os investimentos que fazemos”, disse Wagner.
Segundo o governador, a aquisição de veículos é apenas um passo. “Vamos continuar contratando policiais, qualificando-os, melhorando as delegacias, construindo presídios e cuidando do serviço de inteligência para agilizar a investigação. Tenho certeza que dentro do planejamento do Pacto pela Vida já colhemos alguns frutos e vamos continuar melhorando para vencer essa batalha da paz contra o crime e garantir a tranquilidade para todos”.
O secretário destacou o empenho do Estado para reforçar a segurança pública. “O combate ao crime é um trabalho diário. Não podemos deixar de avançar. Estamos entregando essas viaturas, mas também vamos abrir em breve concurso para mais três mil policiais, fazer obras e realizar todo um esforço para termos uma segurança pública melhor”.

Veículos especiais vão dar maior poder de ação

Alguns veículos entregues à Polícia Civil não estavam na solenidade realizada no Jardim de Alá. Eles fazem parte do serviço de investigação e não têm caracterização de viatura. “Isso é importante e um fator de motivação para o nosso trabalho. Tenho certeza que com as melhorias das condições vamos continuar avançando contra a criminalidade”, disse o delegado-geral.
Já as viaturas que vão servir à Polícia Militar e às operações táticas da Polícia Civil são do tipo pick-up. Elas possuem tração nas quatro rodas, o que permite a entrada e saída dos policiais a áreas de difícil acesso, dando maior alcance ao trabalho de segurança. 


Secretaria de segurança compra avião e helicóptero
 Os polícias Civil, Militar e Técnica receberam nesta sexta-feira, 19, 250 novas viaturas. Os equipamentos foram entregues pelo governador Jaques Wagner e o secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Maurício Barbosa, às 9h30, no Jardim de Alah. Os veículos fazem parte de um lote de 589 unidades adquiridas pelo governo e começam a atuar imediatamente em todo o estado, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).
Além dos carros, um novo avião para conduzir as tropas e facilitar a ação da polícia no interior deve chegar dentro dos próximos dias. A SSP não soube informar qual a capacidade da aeronave e quanto ele custou. De acordo com informações do órgão, mais um helicóptero também deve se juntar aos três que já trabalham na segurança dos municípios baianos até o final do ano.
Nos últimos seis anos, foram adquiridos um helicóptero e 2.928 viaturas, além da renovação do contrato de locação de 700 veículos, de acordo com os dados do governo.


ATARDE
Sex , 19/10/2012 às 08:53 | Atualizado em: 19/10/2012 às 11:27 - Thaís Seixas