Novo prefeito de Feira vai ter salário igual ao da presidente Dilma Rousseff
Informação: Tribuna da Bahia por Fernando Duarte
Publicada em 27/10/2012 09:06:24
A presidente Dilma Rousseff e José Ronaldo serão
iguais a partir de 1º de janeiro de 2013. Pelo menos no contracheque, a chefe
da nação petista e o prefeito democrata eleito de Feira de Santana compartilham exatamente a mesma
remuneração: R$ 26.723,13 por mês.
A semelhança entre Dilma e Ronaldo
acaba nesse ponto. O dado chama atenção, especialmente pelo reajuste na
Princesa do Sertão ter passado despercebido no mês de agosto, quando foi
aprovado pela Câmara de Vereadores em meio à corrida eleitoral, porém a
polêmica voltou à tona quando os edis de Salvador votaram reajuste de 44,5% para si, e um incremento
de mais de R$ 8 mil para o futuro prefeito da capital, que atinge o rendimento
mensal de R$ 18.038,10.
Segunda maior cidade da Bahia, Feira
de Santana entra para o rol das cidades com salários equivalentes ao da presidente Dilma.
Com salário digno de uma grande
metrópole, o prefeito de Feira de Santana entra para o rol dos mais bem
remunerados prestadores de serviço público do país. Comparado às capitais, o
salário do ocupante do Palácio Thomé de Souza será menor que os recebidos pelos
prefeitos de cidades como Maceió (AL), Palmas (TO), Belo Horizonte (MG), Macapá
(AP), Aracaju (SE), São Paulo (SP) e São Luís (MA).
Já o prefeito de Feira de Santana
receberá, em contracheque, valor superior a todos os mandatários das capitais
brasileiras, sendo idêntico ao do chefe do Executivo de Curitiba (PR). A
diferença é que os dirigentes curitibanos - o próximo pode ser Gustavo Fruet
(PDT) ou Ratinho Jr. (PSC) - mantém uma tradição de devolver R$ 8,7 mil para os
cofres públicos desde 2005.
A Câmara de Vereadores, entretanto,
foi menos generosa com os próprios salários. Ou melhor, manteve os mesmos
padrões dos vereadores de Salvador, o teto legal de 75% do salário dos
deputados estaduais para as cidades com mais de 500 mil habitantes.
Os 21 vereadores que tomam posse em
1º de janeiro de 2013 – apenas cinco conseguiram reeleição – começam os
mandatos com rendimentos de R$ 15.031,76 cada.
Apesar de ser o grande beneficiado
com a decisão da Câmara feirense e da sanção do atual prefeito, Tarcízio
Pimenta (PDT), José Ronaldo afirmou à Tribuna que desconhece qualquer notícia
sobre o reajuste salarial concedido a prefeitos e vereadores.