Tomar iogurte ajuda a reduzir a pressão
arterial, revela estudo.
Pesquisa
americana avaliou 2 mil pessoas ao longo de 15 anos. Ideal é adicionar à dieta
pelo menos 170 gramas a cada três dias.
19/09/2012
Pessoas que consomem iogurte há anos são menos
propensas a ter pressão alta, aponta um novo estudo conduzido pela Universidade
Tufts, em Massachusetts, nos EUA. Os resultados foram apresentados em congresso
da Associação Americana do Coração.
Segundo a pesquisa, que avaliou 2 mil pessoas ao
longo de 15 anos, os benefícios ocorrem quando o indivíduo adiciona à dieta
iogurte com baixo índice de gordura, sem aumentar o número total de calorias
diárias.
Cada participante respondeu, em três períodos
diferentes, a um questionário sobre a ingestão de iogurte. Nenhum deles tinha
hipertensão inicialmente.
De acordo com o estudo, o ideal é acrescentar,
no mínimo, 170 gramas do alimento a cada três dias, o que já pode ser capaz de
diminuir o risco de hipertensão em 31%, desde que pelo menos 2% do valor
energético diário venha dessa fonte.
Os efeitos se mostraram ainda mais positivos
sobre a pressão sistólica, ou seja, o número mais alto da leitura – o 12 do
12/8, por exemplo. A sístole ocorre quando o músculo cardíaco se contrai e o
sangue faz força contra as paredes das artérias. As informações são do Bem
Estar.
Fonte: Acorda Cidade
