Os
degolados do governo Dilma
O governo de Dilma Rousseff fechou agosto com a
marca de 335 servidores expulsos, demitidos ou destituídos da máquina
federal por envolvimento em falcatruas diversas. É a segunda pior marca já
registrada desde a edição do primeiro relatório, em 2003. Nas contas da
Controladoria-Geral da União, o placar das exonerações alcançado no mês passado
só perde para as 374 demissões ocorridas nos oito primeiros meses de 2011.
Segundo o relatório, exclusivamente no mês passado,
foram 42 exonerados. Os dados da CGU mostram ainda que pela primeira vez no
ano, São Paulo conseguiu passar o Rio de Janeiro e agora lidera o ranking da
corrupção na máquina federal. De janeiro até o mês passado, foram 41 demissões
em São Paulo, contra quarenta registradas no Rio e 38, no Distrito Federal.
O relatório mostra ainda que os ministérios da
Justiça (85 degolados) passou a Previdência (80). Com 53 exonerados, a Educação
continua em terceiro lugar. Com os dados de agosto, o governo chega a 3 868
servidores expulsos por irregularidades, desde 2003.
Por Lauro
Jardim
