Por Clóvis Gonçalves
DRT
7141-BA
Foto: Clóvis Gonçalves
O plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Irará, realizou sessão ordinária, na pauta estavam dez projetos de lei e dois pareceres que foram realizadas as leituras. De acordo com o regimento da casa legislativa municipal os projetos após serem lidos e analisados pelos vereadores de acordo com o regimento foram encaminhados pela presidência da mesa diretora da casa da cidadania foram caminhados para as comissões da legislativa de acordo com o rege o regimento interno do poder legislativo. Na oportunidade foi lida e aprovada a ata da última sessão realizada no último dia 29 de setembro.
Foto: Clóvis Gonçalves
A religião de matriz africana e umbanda teve projeto apreciado pelo vereadores no plenário estava os representantes as pessoas que representam os terreiros em Irará para que fosse aprovado no calendário oficial a semana municipal o Dia Municipal das Religiões de Matriz Africana no âmbito do município de Irará. O vereador Jesuíno Carneiro Neto (Barateiro) teve pautado um projeto de sua autoria que dispõe sobre a criação do programa de transporte exclusivo intermunicipal destinado para as mães e crianças atípicas moradoras no município de Irará para que possam realizar deslocamento em dias de consultas e tratamento especiais e acompanhamento realizado no Centro de Educação Inclusiva Professora Edma Oliveira dos Santos uma vez que muitos pacientes também são oriundo do perímetro rural do município de Irará. O projeto após análise foi encaminhado para a comissão pertinente. Outro projeto que trata sobre a saúde dos munícipes em especial as pessoas portadoras de firialgia e o espectro autista a relevância deste projeto no âmbito preferencial e de inclusão social.
A cerâmica irarense foi objeto de destaque no plenário da câmara de vereadores nesta última sessão, por meio do projeto de autoria da vereadora tornando a cerâmica e os ceramistas de Irará como referência cultural e artistas do município, em razão da sua importante história social e econômica para as comunidades de Irará, a autoria do projeto é a vereadora Jaciene Góes. Já o projeto que institui a política principal de fomento da economia solidária e ao mesmo tempo a criação do selo da economia em Irará o fundo municipal, da referida economia já mencionada. A câmara de vereadores por peio do seu plenário destacou a leitura do projeto que institui a semana do servidor público municipal e de acordo com o projeto a data em que se comemora o dia do servidor no município de Irará a categoria terá o seu dia incluído no calendário comemorativo do município de Irará, este projeto é de autoria do poder legislativo.
Foto: Clóvis Gonçalves
O púlpito da casa da cidadania (Tribuna) foi uso pelo presidente da Associação Rural da Baixinha Edvan Almeida que na oportunidade falou sobre impotância em manter as tradições e as raízes do povo quilombola em sua comunidade e também sobre a Terceira Feira da Agricultura Familiar Quilombola que será na Comunidade da Baixinha em Irará nos dias 29 e 30 de novembro do ano em curso (2025).
Foto: Clóvis Gonçalves
Após a sessão o presidente da câmara de vereadores, Luís Severino (Jarrão
de Zezito) entrevistado por Clóvis Gonçalves, falou sobre as propostas aprontadas
no plenário sobre a criação de uma associação para contemplar as quadrilhas juninas
pois tratar-se uma manifestação cultural e uma vez organizadas elas podem por
meio de projetos sociais capitar recursos públicos nas esferas estadual e
federal. A outra proposta foi referente a criar por meio de projeto de lei
instituir o dia dos servidores público municipal com essa ação possamos
valorizar os nossos servidores principalmente aqueles de menor visibilidade social, a
exemplo dos agentes de higienização (Gari) finalizou.