Por Atarde
Imagem ilustrativa presente na capa do projeto da ferrovia -
O
projeto sobre a construção da ferrovia que ligará Salvador a Feira de Santana
ganhou um significativo avanço para ser iniciado. A novidade, segundo o
engenheiro civil da TIC Bahia, Danilo Silva, deve conectar as duas cidades
baianas em 35 minutos. Nesta última sexta-feira, 1º de agosto, a proposta foi
apresentada para o setor industrial da Bahia durante reunião com os
representantes da área, no conselho de infraestrutura, na Federação das
Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), no bairro do Stiep, em Salvador. A
viabilização da obra ainda aguarda o aval do ministro dos Transportes, Renan
Filho, após ter obtido um sinal verde da Agência Nacional de Transportes
Terrestres (ANTT).
“Falta
o governo federal permitir que a gente possa assinar o contrato de autorização
rodoviária, que está na mesa do ministro, praticamente, e a expectativa é muito
positiva”, disse ao Portal A TARDE. Em contrapartida, a pasta afirmou ao site, no
dia 15 de julho, que os estudos de viabilidade para implantação do novo modal
estão em fase de ajustes finais e devem ser concluídos em breve. O engenheiro
Danilo Silva ainda afirmou que vem construindo elos com outros setores para
possibilitar que o modal saia do papel de forma mais céleres. “Estamos
construindo essas pontes com empresários, construindo nossas cadeias de
investimentos. Estou muito feliz com o resultado desse movimento que já [toma
conta] do Brasil e do mundo”, afirmou ele.
O
primeiro passo para a captação de recursos foi dado nesta tarde durante o
encontro. Na ocasião, o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, comentou
sobre o avanço da ferrovia. “A nossa ajuda começou por hoje dando a
oportunidade de conhecer melhor o projeto e mostrar que o projeto tem uma
estruturação técnica e viabilidade econômica. A partir daí, a gente identifica
quais são os gargalos desse projeto e tramita nos órgãos reguladores”,
explicou.
VEJA REUNIÃO
O
projeto pretende transformar a Bahia em mais competitiva no que se refere ao
transporte de carga por ferrovia. Na oportunidade, a novidade foi divulgada
para ao menos 22 pessoas presentes na sala de reunião da FIEB e outras que
participaram de forma virtual, por meio de uma videochamada.
COMO
SURGIU A FERROVIA SALVADOR-FEIRA DE SANTANA
A
ideia de retomar o transporte ferroviário na Bahia surgiu há quase uma década,
segundo contou o engenheiro Danilo Silva, e que imita as demais modalidades
globais, a exemplo da Rússia. “É um movimento importante que o mundo vem
fazendo. Então, eu tenho mais de oito anos trabalhando nesse projeto, com a
perspectiva de qualificar a conexão entre as duas cidades, pois é uma
necessidade hoje. As pessoas sentem a necessidade de andar mais veloz, mais
seguras, ter mais confiabilidade”, pontuou.
PARA
QUEM SERÁ A FERROVIA SALVADOR-FEIRA DE SANTANA?
O
novo modal, que segundo os representantes do projeto Trem Intercidades (TIC),
representa um novo marco de modernização do sistema de transporte, será voltado
tanto para passageiros como para os transportes de cargas. Segundo o diretor
comercial da TIC Bahia, o intuito da empresa, inicialmente, é contratar sete
trens para começar a operação Salvador-Feira de Santana. Ao todo, o
empreendimento projeta o transporte de 25 milhões de passageiros.
TRÊS
PONTOS PARA ENTENDER A FERROVIA-FEIRA SANTANA:
Velocidades
operacionais: o projeto trem intercidades (TIC) Salvador-Feira de Santana terá
98 km de extensão e velocidades operacionais de 160 km/h de passageiros para
120 km/h para cargas.
INTEGRAÇÃO: o novo modal fará a integração física
e tarifária com ônibus interurbanos e metropolitanos rodoviários. Como
funcionará a operação? A ferrovia funcionará de forma mista e interoperável
permitindo o transporte de cargas em horários e faixas específicas.
FERROVIA
DE INTEGRAÇÃO OESTE-LESTE (FIOL)
O estado também tenta destravar a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), que visa conectar o interior do estado ao litoral, facilitando o transporte de cargas como minérios e grãos. Essa iniciativa, por sua vez, é de autoria do governo federal, vai ligar o futuro porto de Ilhéus, na Bahia, à Ferrovia Norte-Sul, em Figueirópolis, Tocantins. Fonte da Informação Atarde.