Por Anuário Brasileiro de Segurança Pública da Vilência
A Bahia possui cinco das 10 cidades mais violentas de todo o país. O desempenho foi divulgado nesta última terça-feira (24/7), na última edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que leva em consideração dados de 2024. Maranguape, município do estado do Ceará, lidera o ranking, seguido por Jequié (BA), que ficou com a medalha de prata, e Juazeiro (BA), que ficou em 3º lugar. A lista é organizada com base no número (taxa) de homicídios a cada 100 mil habitantes. Feira de Santana, cidade conhecida como Princesa do Sertão, apesar de ocupar a última posição na lista, possui uma taxa de homicídios superior à do estado. 16 das 20 cidades mais violentas de todo o Brasil estão no Nordeste.
Foto:
Anuário Brasileiro de Segurança Pública
O Anuário relacionou a violência às disputas entre facções, que ocorrem normalmente nos municípios por conta do controle do tráfico de drogas local.
A BAHIA
Foto: Anuário Brasileiro de Segurança Pública
Quando o recorte é feito com base no desempenho em números absolutos de violência por estado em 2024, a Bahia também possui um indicador negativo: o estado ocupa a segunda colocação na lista, com 40,6 homicídios para cada 100 mil habitantes, perdendo apenas para o Amapá, que ocupa a liderança com uma taxa de 45,1 homicídios. O Ceará ficou com a medalha de bronze, com uma taxa de 37,5 homicídios. De acordo com os dados do Anuário de Segurança Pública, a redução nos números de casos de homicídio em Feira de Santana foi suficiente para fazer com que a cidade caísse da 6ª posição em 2023 para a 10ª posição em 2024. Fonte Anuario Brasileiro de Segurança Pública da Vilência.