sábado, 18 de janeiro de 2025

ESCOLAS ESTADUAIS BAIANA EMITIRÃO NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA (20/1)

Por BNews

Mais de 600 alunos por escola poderão obter a nova identidade, que inclui CPF e informações de saúde |  Bnews - Divulgação Divulgação

Escolas estaduais baianas que ficam em Salvador passarão a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para estudantes a partir da próxima segunda-feira (20/1). O serviço ofertado pelo SAC Itinerante e o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) estará disponível, de 8h às 17h, na escola São Daniel Comboni, no bairro de Sussuarana, iniciando a parceria com a ecretaria da Educação (SEC). A ação também passará pelas escolas Pedro Paulo Marques e Marques, em São Cristóvão, David Mendes Pereira, em São Marcos, Barros Barreto, em Paripe, e Luiz Viana, em Brotas.

O atendimento será feito a partir de um agendamento prévio feito na própria escola. A Rede SAC disponibilizará 10 colaboradores e prevê o atendimento de mais de 600 alunos por escola. "É um projeto grandioso, que oferece um serviço de cidadania de forma facilitada e proativa nas unidades escolares, especialmente durante o período de matrícula, quando os alunos têm a necessidade de atualizar a documentação", diz Nilza Rios, Diretora Operacional do SAC.

Já o diretor do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), Bruno Fróes, ressalta que a emissão em escolas estaduais é um projeto de grande importância para o público estudantil, que passa a ter um documento padrão e unificado, em nível nacional, incluindo uma versão digital, integrado a órgãos federais, e favorecendo, assim, a inclusão e acesso dos jovens a diversos benefícios.   

EMISSÃO DA CIN

A primeira via do documento é gratuita e o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) será o número único de identificação. Para a emissão, é preciso apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original), que, caso a original esteja plastificada, também será exigida uma cópia simples. Ainda, a nova identidade permite incluir nome social, os números da CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar, assim como informações relacionadas a condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências, tipo sanguíneo, fator RH, opção por ser doador de órgão, entre outras. Uma vez emitida a nova Carteira de Identidade Nacional, o cidadão poderá, após três dias, ter acesso à versão digital disponível no GOV.BR.

VALIDADE

A validade do documento varia de acordo com a idade:

De 0 a 12 anos incompletos - validade de 5 anos;

De 12 a 60 anos incompletos - validade de 10 anos;

Acima de 60 anos - validade indeterminada.

A Secretaria da Administração da Bahia (Saeb) disponibiliza o site oficial (www.ba.gov.br/administracao) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (WhatsApp) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo), para dúvidas e informações. Crédito: BNews