Por BNews
Escolas
estaduais baianas que ficam em Salvador passarão a emitir a nova Carteira de
Identidade Nacional (CIN) para estudantes a partir da próxima segunda-feira
(20/1). O serviço ofertado pelo SAC Itinerante e o Instituto de Identificação
Pedro Mello (IIPM) estará disponível, de 8h às 17h, na escola São Daniel
Comboni, no bairro de Sussuarana, iniciando a parceria com a ecretaria da
Educação (SEC). A ação também passará pelas escolas Pedro Paulo Marques e Marques,
em São Cristóvão, David Mendes Pereira, em São Marcos, Barros Barreto, em
Paripe, e Luiz Viana, em Brotas.
O
atendimento será feito a partir de um agendamento prévio feito na própria
escola. A Rede SAC disponibilizará 10 colaboradores e prevê o atendimento de
mais de 600 alunos por escola. "É um projeto grandioso, que oferece um
serviço de cidadania de forma facilitada e proativa nas unidades escolares,
especialmente durante o período de matrícula, quando os alunos têm a
necessidade de atualizar a documentação", diz Nilza Rios, Diretora
Operacional do SAC.
Já
o diretor do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), Bruno Fróes,
ressalta que a emissão em escolas estaduais é um projeto de grande importância
para o público estudantil, que passa a ter um documento padrão e unificado, em
nível nacional, incluindo uma versão digital, integrado a órgãos federais, e
favorecendo, assim, a inclusão e acesso dos jovens a diversos benefícios.
EMISSÃO
DA CIN
A
primeira via do documento é gratuita e o número do Cadastro de Pessoa Física
(CPF) será o número único de identificação. Para a emissão, é preciso
apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original), que, caso a
original esteja plastificada, também será exigida uma cópia simples. Ainda, a
nova identidade permite incluir nome social, os números da CNH, carteira de
trabalho, título de eleitor e certificado militar, assim como informações
relacionadas a condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA),
deficiências, tipo sanguíneo, fator RH, opção por ser doador de órgão, entre
outras. Uma vez emitida a nova Carteira de Identidade Nacional, o cidadão poderá,
após três dias, ter acesso à versão digital disponível no GOV.BR.
VALIDADE
A
validade do documento varia de acordo com a idade:
De
0 a 12 anos incompletos - validade de 5 anos;
De
12 a 60 anos incompletos - validade de 10 anos;
Acima
de 60 anos - validade indeterminada.
A
Secretaria da Administração da Bahia (Saeb) disponibiliza o site oficial
(www.ba.gov.br/administracao) e o site institucional do SAC
(www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (WhatsApp) ou 0800 071
5353 (ligação de telefone fixo), para dúvidas e informações. Crédito: BNews