domingo, 3 de novembro de 2024

BAHIA É O SEXTO ESTADO EM CONCENTRAÇÃO DE TENTATIVAS DE FRAUDE

Por Lívia Veiga/Tribuna da Bahia

Foto: Divulgação Internet

Em todo o país, no primeiro semestre deste ano, segundo a Serasa Experian, foram registradas 5,3 milhões de tentativas de fraude, o que representa um caso a a cada três segundos. Os golpes foram evitados por meio das camadas de proteção aplicadas durante autenticações de segurança e, na Bahia, este número também é alarmante: o estado ocupa a sexta posição no ranking nacional, de acordo com dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. No primeiro semestre deste ano, os estados do Amapá, Acre e Roraima tiveram a menor participação no número de tentativas de fraude e Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo os maiores percentuais. A Bahia contou com 5,2% do total de casos registrados, o que representa uma média de 3.064 tentativas, a cada milhão de habitantes.

Casos como o da empresária Rosane Bispo não são isolados e ilustram a vulnerabilidade da população diante da ação de criminosos. Após receber uma ligação, com confirmação de dados sensíveis, ela acreditou se tratar de uma instituição bancária que gostaria de confirmar uma compra. No entanto, preferiu checar a informação antes de autorizar e seguir o contato, percebendo que se tratava de um golpe. “Eles são muito convincentes e a gente precisa estar sempre atento, não passando informações por telefone, nem clicando em links desconhecidos”, compartilhou. De acordo com a Serasa, “Bancos e Cartões” foi o setor em que houve mais registro de tentativas de fraudes no semestre (54%) e “Telefonia” o segmento com a menor recorrência (4,7%).

Para o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, estar um passo à frente das fraudes é fundamental para combatê-las, garantindo que as instituições possam proteger a si próprios e aos clientes de forma eficaz. “A confiança do consumidor é fortalecida quando ele sabe que suas informações estão seguras. Nosso Relatório de Identidade Digital e Fraude já revelou que o consumidor está cada vez mais familiarizado com o ambiente digital e prioriza a segurança, demonstrando maior confiança nas empresas que a garantem". Confira dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger:

CONSUMIDORES

· Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;

· Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;

· Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;

· Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;

· Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;

· Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;

· Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;

· Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.

EMPRESAS:

· Invista em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa.

· Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;

· Garanta a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;

· Entenda profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança.

· Utilize a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e permita uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente. Por Livia Veiga/Tribuna da Bahia.