Por Atarde
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O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) um pedido de alteração de uma lei para viabilizar recursos para a implantação do trecho 4 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana (RMS), Calçada - Comércio. A solicitação se refere à Lei nº 13.194 de 19 de novembro aprovada em 2014 no final da gestão de Jaques Wagner. Na ocasião, o então governador do Estado recebeu a autorização para a contratação de um empréstimo de crédito interno de R$ 800 milhões, direcionados para a execução das obras do Projeto Metrô de Salvador - Linha 1 - Tramo 3 - Pirajá-Águas Claras-Cajazeiras. Com a alteração, a pedido de Jerônimo, o recurso também passará, caso aprovado pela Casa, a cobrir os investimentos para a execução das obras do VLT trecho 4. O requerimento do governador também indica que na tramitação do projeto, seja observado o regime de urgência.
VLT NO COMÉRCIO
No
início do mês, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA)
transferiu uma licença ambiental, que tinha sido concedida para o Metrogreen
Skyrail Concessionária, ao governo do Estado da Bahia, através da Companhia de
Transportes do Estado da Bahia (CTB), para a implantação do trecho 4 do VLT de
Salvador, que vai até o comércio. O projeto anterior do VLT, tocado pelo
consórcio Skyrail, previa o percurso, que circularia em 23,3 km de viadutos,
saindo da Ilha de São João para o Comércio e para o Acesso Norte, interligando
com o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL).
No
entanto, com a decisão do governo de romper o contrato com a concessionária no
ano passado, uma nova proposta para o modal foi montada e o trecho 4, entre a
Calçada e Comércio, foi retirado do projeto. O novo projeto licitado pelo
governo e com ordem de serviço já assinada trata-se de um VLT, propriamente
dito, com o seu trajeto de 36,4 km quase todo realizado em nível, em trilhos
instalados no canteiro central de vias, como as avenidas Afrânio Peixoto, 29 de
Março e Orlando Gomes, além da Estrada do Derba (BA-528) e da Via Alimentadora
Parque São Bartolomeu, ainda a ser construída.
Conforme
o documento sobre a autorização, o novo trecho será de São Joaquim e seguirá
até o Comércio, confirmando o que o governador Jerônimo Rodrigues (PT), vem
prometendo há alguns meses. O cronograma oficial da implantação do VLT prevê
que as obras, propriamente ditas, se iniciem em janeiro de 2025, com a realização
de terraplanagem e sondagem. Entretanto, conforme apuração do Portal A TARDE, a
tendência é que o planejamento seja antecipado. Informação do Portal Atarde.