sexta-feira, 4 de outubro de 2024

"A OMS REFERE QUE APROXIMADAMENTE 10 MILHÕES DE BRASILEIROS TÊM OSTEOPOROSE ", DISSE O ORTOPEDISTA DR. DJALMA AMORIM

Por Rádio Sociedade


     REPRODUÇÃO: FREEPIK

O Sociedade Urgente com Adelson Carvalho conversou na manhã desta última quinta-feira (3) com o ortopedista Dr. Djalma Amorim sobre a osteoporose, patologia que atinge milhões de brasileiros. A osteoporose é uma condição médica que faz com que os ossos se tornem mais porosos e percam a densidade, resultando em ossos que se quebram com mais facilidade. Essa patologia pode afetar pessoas de ambos os sexos, mas é mais comum em mulheres depois da menopausa.

No entanto, ela também pode afetar pacientes jovens e pacientes do sexo masculino, para evitar que cause problemas de saúde mais graves, como fraturas sérias. A osteoporose é capaz de causar essa perda de densidade em todo o esqueleto, mas especialmente em ossos como os do punho, da coluna e a cabeça do fêmur. O ortopedista explica sobre as práticas de exercícios físicos como forma de auxílio na prevenção, mas também traz o alerta, “As pessoas precisam entender a função de cada exercício, por exemplo, a caminhada é um exercício que melhora bastante a função cardiorespiratória, então, melhora o condicionamento físico, mas é fundamental que você faça uma avaliação cardiológica e ortopédica antes.”, alerta Dr. Djalma Amorim.

Dr. Djalma também traz dados da Organização Mundial da Saúde(OMS), “A OMS refere que aproximadamente 10 milhões de brasileiros têm osteoporose, sendo aproximadamente 50% mais em mulheres.” cita o ortopedista.  Além dos cuidados com os hábitos destrutivos como, etilismo, tabagismo, sedentarismo, sobrepeso, que são fatores que podem aumentar as chances de desenvolver a doença, o Dr. Djalma Amorim também fala do diagnóstico da osteoporose. “Densitometria óssea, é um exame que identifica uma perda de massa óssea, já a partir de 10% da perda, então, no início já conseguimos identificar e tratar precocemente.” disse Amorim. Informação da Rádio Sociedade  da Bahia.