Por Clóvis Gonçalves
O adolescente Vitório Nascimento Santos, de 16 anos de idade, está internado há cinco dias na Policlínica do bairro Parque Ipê em Feira de Santana, no estado da Bahia, aguardando uma regulação para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) também em Feira de Santana. Ele é morador do bairro Asa Branca e portador de diabetes. Ele também descobriu a doença há cinco dias e desde então sente-se muito mal e apresenta aumento da glicemia no sangue.
Mesmo fazendo uso de insulina, os índices glicêmicos de Vitório chegam a alcançar 400 mg/dL. O pai do adolescente, Edson Carlos Nascimento, informou ao Acorda Cidade que a Policlínica já encaminhou os relatórios de regulação, no entanto, até o momento não houve nenhum posicionamento quanto a disponibilidade de vaga no HGCA. Segundo ele, o filho precisa de acompanhamento médico e regularizar a taxa de glicemia. Pois, o aumento dessa taxa no sangue, pode ocasionar outras complicações de saúde.
“Até agora não temos posição nenhuma. A glicemia dele vai para 400, desce para 380, mas sempre se mantém alta e nunca normaliza. Ficamos com medo dele piorar. O atendimento aqui é bom, mas eu quero que ele possa ter o atendimento que precisa. Já tentamos até ver o atendimento particular, mas informaram que não podemos retirá-lo ele daqui”, afirmou. A mãe de Vitório, Givalda de Jesus Nascimento, que também é diabética, comentou que tem acompanhado o filho na Policlínica e tentado tranquilizá-lo o máximo possível, para que ele não fique nervoso e consequentemente isso favoreça o aumento da glicemia.
“Eu sou diabética, faço dieta, caminhada, tratamento e estou com ele aqui esperando que saia logo essa vaga”, acrescentou. O Acorda Cidade tentou contato com o Hospital Geral Clériston Andrade para saber porque a regulação ainda não foi possível, mas até o momento não conseguiu. Com informações do Acorda Cidade.