Por Clóvis Gonçalves
Centenas de pessoas acordaram cedo nesta segunda-feira, 7 de outubro e foram até o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltês em Feira de Santana em busca de atendimento. Uma fila quilométrica formou-se em frente ao equipamento e foi motivada pelo início da campaha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama.
Vários atendimentos estão sendo disponibilizados para as mulheres, como exames clínicos, preventivo e mamografias. A trabalhadora rural Eliete Coutinho contou a reportagem do Acorda Cidade que todos os anos participa das ações da campanha na cidade. Ela era uma das últimas pessoas da fila e estava na expectativa de conseguir ser atendida ainda hoje. “Eu espero conseguir hoje. Mas, se eu não conseguir hoje eu volto outro dia. Venho todos os anos fazer os exames. É muito importante a gente se prevenir para evitar problemas maiores”, frisou.
A dona de casa Selma Souza chegou ao CMPC às 6h30min da manhã e também era uma das integrantes da fila. Participando pela primeira vez das ações do Outubro Rosa ela ficou surpresa com a quantidade de pessoas na fila.“É muita gente em busca do atendimento. Não imaginava que fosse assim, mas vou aguardar até chegar a minha vez”, comentou. A campanha Outubro Rosa que foi aberta no último sábado, 5 de outubro, vai disponibilizar a partir desta segunda-feira, 7 de outubro, até o dia 31 deste mesmo mês, palestras, exames e triagem para detecção do câncer de mama. Só no CMPC serão atendidas por dia 150 mulheres. O Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) também vai realizar atendimentos. (Com informações do Acorda Cidade.)

