Por Clóvis Gonçalves
A Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev) lança, nesta sexta-feira, 23 de março, o Cadastro Municipal de Pessoas Desaparecidas. O ato será realizado às 8h30min, no Paço Municipal Maria Quitéria, e representa uma conquista no fortalecimento de redes de proteção para localização de cidadãos feirenses.
A iniciativa, conforme o secretário da Seprev, Pablo Roberto, atende à Lei Municipal de número 3.738, de 12 de setembro de 2017. E se constitui em mais uma importante ferramenta fortalecendo as ações desenvolvidas pela secretaria municipal, além de ser a segunda em funcionamento no país.
Além do cadastro, que pode ser acessado pela internet em qualquer lugar do mundo, com dados atualizados da pessoa desaparecida, o serviço também é alimentado através de parceria com órgãos públicos e entidades que formam uma extensa e forte rede de proteção aos cidadãos.
Com esta nova iniciativa, conforme explica Pablo Roberto, o Governo Municipal oferece aos cidadãos feirenses uma importante ferramenta para dar uma resposta mais ágil a esta importante demanda. Ele lembra que o uso da internet favorece a disseminação de informações em tempo real e com isso facilita bastante a localização de pessoas desaparecidas, tanto crianças quanto jovens, adultos e pessoas na terceira idade.