sexta-feira, 12 de maio de 2017

CANDEIAS -BA: CASO DA FALSA MÉDICA EM POSTO DE SAÚDE SERÁ INVESTIGADO

Por Clóvis Gonçalves

Tem circulado na cidade de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o caso da suposta falsa médica que estaria atuando no Posto Luiz Viana Filho com o registro no Conselho Regional de Medicina da Bahia (CREMEB)) da profissional Adriana Maltez. 
Procurada, a prefeitura de Candeias afirmou que até esta quinta-feira (11 de maio) "não houve nenhuma formalização de queixa em relação ao tema em discussão".
Conforme a coordenadora da unidade de saúde, todos os profissionais que atuam possuem documentação exigida para desenvolver suas atividades, nesse caso, o Registro no Conselho de Medicina (CRM). De toda forma, a Secretaria Municipal de Saúde já está analisando através de inquérito administrativamente o caso e caso seja encontrando qualquer indício de dolo, haverá denúncia deste crime nos órgãos adequados", informou a prefeitura por meio de nota enviada ao BNews.
A secretária de Saúde do município, Soraia Cabral, diz que “não comungará com nenhum ato à margem das leis". "Estamos fortalecendo a relação com os órgãos de controle e fiscalização social, com o Ministério Público e com o Conselho Municipal de Saúde com o objetivo de dar total lisura às ações desta pasta”, disse a gestora. O Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed) e o Cremeb foram procurados pela reportagem, mas informaram que ainda não receberam qualquer denúncia sobre o caso.
Nas redes sociais, funcionários da unidade de saúde relataram comportamentos da suposta médica considerados estranhos e que levantaram a suspeita da formação da mesma. Um relato aponta que a funcionária foi flagrada por um médico quando tentativa aplicar uma ampola de dipirona em um paciente de apenas um ano de idade. Interrompida e questionada sobre a dosagem, ela quis saber, então, qual seria dose correta e foi informada de que o recomendado é apenas a metade do que seria injetado.