terça-feira, 14 de março de 2017

PRESIDIÁRIO MORRE APÓS PASSAR MAL EM CADEIA E NÃO SER LEVADO A HOSPITAL EM SALVADOR

Por Clóvis Gonçalves
Um homem que estava detido no Presídio de Salvador morreu nesta segunda-feira (13). De acordo com o SINSPEB (Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia), Jaime Coutinho da Silva precisava ser transferido a um hospital, mas não conseguiu escolta.
Ainda segundo o órgão, não havia médico de plantão na Central Médica Penitenciária. O detento foi submetido a uma triagem da enfermagem, onde foi expedido o encaminhamento para atendimento externo, no Hospital Geral Roberto Santos.
Os agentes disseram que solicitaram a escolta da PM (Polícia Militar) no domingo (12 de março), mas a solicitação não foi atendida. No dia seguinte, foi constatada a morte do detento por volta de 11h50min, quando um agente foi até a cela especial, onde o detento se encontrava após passar mal, para entregar o almoço. 

O Sinspeb afirmou que o agente tentou contato com a Central Médica Penitenciária, mas ainda não haviam médicos no local. Tambéma cionou uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas o órgão teria respondido que não realizava atendimento de óbitos.

A SEAP (Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização) disse que a escolta foi enviada na segunda (13), mas o estado de saúde do interno era muito grave para ser feita a transferência. As anotações dos agentes penitenciários são de que o homem foi retirado da cela para o IML (Instituto Médico Legal) por volta de 20h30min.(R7)