sexta-feira, 25 de setembro de 2015

ONU PROMOVE DIA DE AÇÃO GLOBAL LANÇANDO OS 17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Por Clóvis Gonçalves
Na manha desta sexta-feira (25/9) países do mundo inteiro se reunirão na cúpula das Organizações das Nações Unidas (ONU) para lançar os próximos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com metas assumidas por todos os governos para serem cumpridas de 2016 até 2030.  

Na quinta-feira (24/9) Organizações de diversas cidades do planeta realizaram atos para dar visibilidade aos Objetivos D de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Isso porque os objetivos assumidos interferem diretamente nos programas de governo e na aplicação de recursos públicos, não apenas no nível federal, mas também estadual e municipal, a sociedade não pode ficar de fora deste debate que prevê compromissos para um novo modelo de desenvolvimento para planeta.
A banda de percussão Purificaê no município de Irará no estado da Bahia há 138 Km da capital Baiana desenvolve ações sociais tendo em sua essência trabalho voltado para adolescentes de ambos os sexos ensinando percussão participou do Dia de Ação Global com o tema Objetivos para o Mundo, o sub-tema Ato Político Cultural sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o vento foi realizado na Praça Castro Alves em Salvador na Bahia, onde também é a praça da democracia, das manifestações populares da cidade de Salvador. Então diversas organizações baianas se reuniram na Praça Castro Alves, poeta baiano, para fazer uma grande festa com intervenções culturais.
Sobre o a batuta do comandante mestre Deny os jovens irarenses da Purificaê estiveram rufando seus tambores na Praça do povo assim como o céu é do avião, a banda com o seu ritmo provocando desequilíbrio corporal em quem passava parando para ouvir o autêntico swing da batida do inconfundível samba reggae dos meninos e meninas da Purificaê.

Outras entidades que também participaram desta ação, recital Sarau da Onça, Centro de Referencia Integrado de adolescentes (CRIA), o Instituto Palmares, Kamaphew Tawá, hip-hop, grafite, e outros segmentos dos movimentos sociais e culturais uniram-se para um momento de celebração e reflexão na Praça Castro Alves onde ergueram as bandeiras para a construção de outro mundo possível. A reportagem do Blog Clóvis Gonçalves de Irará registrou este momento.