domingo, 23 de agosto de 2015

GAROTO DE 11 ANOS TEM O SONHO DE MONTAR UMA BIBLIOTECA

Por Clóvis Gonçalves

Ricardo Costa já arrecadou cerca de 5 mil exemplares.
"Uma pessoa que lê decola, mas quem não lê fica parado no meio da pista". Essas foram as palavras de Ricardo Santos Costa, de 11 anos. O garoto percorre 13 quilômetros por dia, na cidade baiana de Santanópolis, onde mora, em busca de livros. Durante sua caminhada já arrecadou cerca de 5 mil exemplares.  Ricardo tem um sonho de montar uma biblioteca e incentivar as pessoas de sua cidade à pratica da leitura. 

Ele ficou conhecido nacionalmente no dia 17 de maio, após participar do programa Domingão do Faustão, na Rede Globo. Ricardo comecou a ler aos 6 anos de idade. Ele conta que seu primeiro livro foi "Dolores Doloridas". "A partir desse livro, não parei mais. Não sei estimar quantos livros já li até hoje, mas foram muitos", conta o garoto que atualmente está lendo "Eu e o incrivel bicho homem". 

Ele ainda conta que o incentivo da leitura veio da sua mãe, Maria José Cerqueira de Oliveira, da sua família e dos próprios livros. "Quando eu não sabia ler ainda, fui juntando as palavras e quando vi já tinha lido meu primeiro livro. Saí a casa toda correndo de felicidade ao conseguir ler a primeira palavra", contou em entrevista ao Jornal do Meio Dia (Princesa FM).

Ricardo considerou o programa de TV do qual participou uma grande vitrine. "Depois que participei [do programa] fiquei muito conhecido. Sou reconhecido na rua por muita gente. Já conheci professores da UFBA e de universidades em Campinas". O garoto, que tem o sonho de ser biólogo, não pensa em desistir do sonho de montar sua biblioteca. Hoje ele conta com o apoio das prefeituras de Irará e Santanópolis. "Além dos livros, estamos precisando de um espaço e de toda mobilia. Toda ajuda é bem vinda", disse. (Deolhonet)

Durante visita a Feira de Santana, o garoto fez uma palestra para funcionários da Chácara da Bocaúva Orgânicos, às margens da BR 324. Os trabalhadores estão participando de um projeto de alfabetização.