Por Clóvis Gonçalves
Eles teriam sido submetidos a horas debaixo do sol, sem qualquer apoio. Organização disse que essa é uma norma do edital.
Candidatos da prova para sargento da Polícia Militar reclamaram das condições que foram submetidos durante a aplicação do exame. Como mostrou o Bom Dia Rio desta segunda-feira (8), segundo um grupo, eles foram submetidos a horas debaixo do sol, sem acompanhamento médico ou qualquer tipo de apoio.
Imagens, gravadas por um candidato, mostram várias pessoas no chão esperando por socorro.
"A prova é isso aí, ó, todo mundo no chão passando mal. isso é uma covardia. Um sol de 40 graus, e todo mundo fazendo prova no sol. Todo mundo desistindo da prova. Olha os candidatos aí, todo mundo sendo atendido pela ambulância".
Em um outro vídeo, um homem parece ter desmaiado. "Chama médico aí, por gentileza". A prova da Polícia Militar reuniu onze mil inscritos neste domingo no Estádio do Engenhão, na Zona Norte do Rio.
Era um concurso interno de formação de sargentos e muitos candidatos ficaram no sol. Pelo rádio da organização, uma fiscal de prova alertou. "Coronel, olha só, não há como a gente deslocar o pessoal da ala sul para as alas que estão cobertas? Tá havendo muita manifestação, tá tendo problema aqui", explicou uma fiscal.
A Polícia Militar confirmou, oficialmente, que os candidatos que estavam com calor só puderam desistir da prova e sair do sol uma hora depois que o concurso começou. A organização disse que essa é uma norma do edital, e que as pessoas que se sentiram prejudicadas podem entrar com um recurso.
As informações são do G1.