segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

DUAS MEDIDAS EXTRAPOLOU COM TANTA ANIMAÇÃO NO ENCERRAMENTO DOS FESTEJOS POPULARES EM IRARÁ

Por Clóvis Gonçalves
Neste domingo (1/2) em clima de quero mais e ao mesmo tempo deixando muitas saudades foi encerrado os Festejos Populares de Irará 2015 iniciados no dia 4 de janeiro. Pela manha os dois blocos que fazem parte da programação o bloco Abre Alas formados por associados saudosistas aquele que guarda em suas férteis memórias as marchinhas dos antigos carnavais, do pierrô, colombina, dos confetes e das serpentinas, com esses acessórios carnavalescos também podia o pierrô paquerar a sua colombina. Já o bloco das Negrinhas tem outro viés que é a total irreverência, trata-se de homens travestidos de mulheres apenas por um dia.
O bloco das Negrinhas tem por principio que todos os associados estão livres para criar suas próprias fantasias, a única regra a seguir e extravasar alegria e muita irreverência. 
O Abre Alas completando 14 anos de alegria e seguindo a programação da festa saiu ás 10h 40min, da sua concentração na Rua 8 de Agosto animado pela Charanga de Irará, o bloco das Negrinhas com 28 anos de pura essência do não ao preconceito saindo da Praça do Pedrão puxado pela banda Samba no Grau da cidade de Iambupe na Bahia, as Negrinhas por meio de uma comissão realizou a escolha da rainha, a princesa, a negrinha mais velha, e a negrinha mirim, o critério de escolha foi a manifestação do público, o ato foi realizado na Praça da Matriz.

Ainda no período matutino, ás 10h00 seguindo que estabelecia a programação dos festejos populares foi realizado no Cruzeiro da Queimada a missa celebrada pelo padre Luciano com entrega de vários certificados de crianças da comunidade que realizaram o curso de catequese ministrado pela voluntária Márcia Serra, a tarde aconteceu o tradicional leilão de prendas em prol da capela local, o destaque foi da primeira leiloeira feminina da comunidade da Queimada Márcia Serra de maneira brilhante e competente supriu a ausência do leiloeiro que fora convidado. 
Imagem do publico no "Arrastão do Cruzeiro"
Às 16 horas saindo do Cruzeiro a banda Duas Medidas pelo segundo ano consecutivo abordo do potente Trio Cometa deu início ao “Arrastão do Cruzeiro” com o publico se esbaldando de tanta alegria,  parecia um dia de micareta com tanta gente, quando o cantor das duas medidas Lincoln Sena executou a última música o relógio registrava 20h45min, Lincoln Sena fez homenagem com um minuto de silencio ao pai do promotor de eventos conhecido popularmente por Capita, dono do bloco capita (capita folia).

A festa religiosa começou no dia 24 de janeiro com “As Noveneiras” encerrando nesta segunda-feira (2/2) com a missa finalizando com a procissão e benção  em homenagem ao dia de Nossa Senhora da Purificação, no candomblé é Yemajá. (Matéria original do Blog Clóvis Gonçalves de Irará)