terça-feira, 1 de outubro de 2013

DECRETO  ESTABELECE  COMPROMISSO  NACIONAL  PARA  O ENVELHECIMENTO  ATIVO

Por Clóvis Gonçalves
Repórter da Radio Irará FM
1º/10/2013

Foto  Divulgação
Aprovado em outubro de 2003 o Estatuto do Idoso completa nesta terça-feira (1º/10) 10 anos, o documento assegura as pessoas de igual ou superior a 60 anos o direito a vida a saúde, a cultura e ao lazer entre outras coisas.

E para garantir mais direitos aos idosos a presidenta Dilma Rousseff assinou nesta terça feira (1º/10) em Brasília um decreto que Estabelece o Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo,  a idéia é que juntos os governos federal  estaduais, e municipais formulem estratégia para valorização e promoção e defesa dos direitos dos idosos.

Segundo o IBGE, em 2012 a população com mais de 65 anos chegava a 23 milhões de pessoas, um aumento de 0,5% em relação a 2011, hoje não é raro ver pessoas com mais de 60 anos em plena atividade usufruindo direito garantido pelo estatuto do idoso que foi criado há uma década.

Dentre as conquistas no dia a dia quem tem mais de 60 anos tem preferência em estacionamento, em caixa de supermercados, na fila de bancos, e em outros locais públicos, no esporte este público encontra nas academias ao ar livre uma forma de movimentar o corpo sem pagar nada. Já nos centros de convivências os idosos se socializam e fazem trabalhos artesanais, na saúde preferem assistência integral.

Por meio do estatuto o idoso também tem assegurado de ir e vir 10% dos assentos nos transportes públicos municipais e interestaduais são reservados a eles, segundo um levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU) em até 2050 pela primeira vez haverá mais idosos no mundo do que crianças menores de 15 anos, pensando nisso que a presidenta Dilma Roussef  assinou o decreto que estabelece o compromisso nacional para o envelhecimento ativo.

 Quem vai coordenar as ações será a Secretaria dos Direitos Humanos, e para a ministra Maria do Rosário o desafio do governo brasileiro é adequar as políticas e conscientizar a população para o combate a violência contra os idosos, destacou a ministra Maria do Rosário. (Voz do Brasil)