NOS PROCONS DO PAÍS, CARTÃO DE CRÉDITOS ESTÁ ENTRE AS MAIORES RECLAMAÇÕES
Por Clóvis Gonçalves
Repórter
da Rádio Irará FM
31/05/2013
Foto: Divulgação |
Os cartões de créditos
estão entre as maiores reclamações que o Procon recebe no país, um em cada três
brasileiros que tem cartão, já sofreu algum tipo de fraude nos últimos cinco
anos. O Procon de São Paulo alerta que o consumidor que passar por isso, tem
que ser ressarcido pela administradora do cartão.
Em uma pesquisa feita
em 17 países, o Brasil aparece entre o quinto e sexto lugar em volume de fraudes.
Trinta por cento dos entrevistados declararam já ter passado por isso nos
últimos cinco anos. Os cartões sem chip, só com tarja magnética, são os mais
vulneráveis, pois as informações podem ser facilmente copiadas para um
dispositivo mínimo que cabe na palma da mão, é uma maquineta conhecida por
mosquitinho ou chupa cabra são usados pelos bandidos para transferir os seus
dados para um cartão virgem.
Segundo o Procon de São
Paulo, a operadora do cartão tem um prazo de cinco dias para dar uma resposta e
solucionar o problema reclamado pelo cliente, a menos que fique comprovado a
fraude, a má fé ou a negligencia do consumidor referente aos dados do cartão,
mas quem deve fazer a prova destas situações é a operadora do cartão de
crédito, segundo a lei de defesa do consumidor.
Só com ajuda do Procon
a cliente Carolina conseguiu se livrar de uma dívida de R$ 6.200,00, gastos por
criminosos que clonaram o cartão dela. Foram quatro meses de espera por uma
resposta por parte da operadora do seu cartão e da apreensão de ficar negativada,
informou a cliente.
Os Estados Unidos estão
em segundo lugar nesta lista. Muitos brasileiros acabam sendo vítima quando
viajam para lá, é que nos Estados Unidos não é usado o sistema de chip, e sim a
tarja magnética, o que facilita a clonagem. (Globo/jornal
Hoje)