sexta-feira, 31 de maio de 2013

NOS  PROCONS DO PAÍS, CARTÃO DE CRÉDITOS ESTÁ ENTRE AS MAIORES RECLAMAÇÕES

Por Clóvis Gonçalves

Repórter da Rádio Irará FM

31/05/2013

Foto: Divulgação
Os cartões de créditos estão entre as maiores reclamações que o Procon recebe no país, um em cada três brasileiros que tem cartão, já sofreu algum tipo de fraude nos últimos cinco anos. O Procon de São Paulo alerta que o consumidor que passar por isso, tem que ser ressarcido pela administradora do cartão.

Em uma pesquisa feita em 17 países, o Brasil aparece entre o quinto e sexto lugar em volume de fraudes. Trinta por cento dos entrevistados declararam já ter passado por isso nos últimos cinco anos. Os cartões sem chip, só com tarja magnética, são os mais vulneráveis, pois as informações podem ser facilmente copiadas para um dispositivo mínimo que cabe na palma da mão, é uma maquineta conhecida por mosquitinho ou chupa cabra são usados pelos bandidos para transferir os seus dados para um cartão virgem.

Segundo o Procon de São Paulo, a operadora do cartão tem um prazo de cinco dias para dar uma resposta e solucionar o problema reclamado pelo cliente, a menos que fique comprovado a fraude, a má fé ou a negligencia do consumidor referente aos dados do cartão, mas quem deve fazer a prova destas situações é a operadora do cartão de crédito, segundo a lei de defesa do consumidor.

Só com ajuda do Procon a cliente Carolina conseguiu se livrar de uma dívida de R$ 6.200,00, gastos por criminosos que clonaram o cartão dela. Foram quatro meses de espera por uma resposta por parte da operadora do seu cartão e da apreensão de ficar negativada, informou a cliente.

Os Estados Unidos estão em segundo lugar nesta lista. Muitos brasileiros acabam sendo vítima quando viajam para lá, é que nos Estados Unidos não é usado o sistema de chip, e sim a tarja magnética, o que facilita a clonagem. (Globo/jornal Hoje)