quinta-feira, 9 de maio de 2013


CRIADO O CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE DE IRARÁ

Clóvis Gonçalves

Repórter da Rádio Irará FM

10/05/2013

                                    Foto: Clóvis Gonçalves

Nesta quinta-feira (09/05) às 14:15h no salão da Câmara Municipal de Vereadores de Irará foi criado através de eleição por aclamação, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. Órgão colegiado conforme a lei municipal número 016, de 08 de março de 2012, que integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente. Uma das suas finalidades é assessorar o Poder Executivo Municipal nas politicas de proteção e defesa do meio ambiente.

O presidente eleito foi João Neto, que também é secretário da Agricultura do governo municipal. Os conselheiros também foram empossados. Todos terão mandatos de dois anos, de acordo com o Regimento Interno.

Ficou agendado que o conselho se reunirá na primeira segunda-feira de cada mês, na Câmara de Vereadores de Irará. O primeiro encontro ficou previamente agendado para o dia 03 de junho de 2013, ás 13:00h. O engenheiro ambientalista Dr. Alexandre Monteiro irá prestar assessoraria ambiental ao município de Irará.

Ele também concedeu entrevista ao repórter Clóvis Gonçalves da Rádio Irará FM.

Clóvis Gonçalves: Como se encontra o sistema ambiental de Irará?

Alexandre Monteiro: Nós estamos em um momento bastante importante no município de Irará, porque estamos buscando a partir deste momento o gerenciamento ambiental compartilhado.

Clóvis Gonçalves: O que significa esse gerenciamento compartilhado para o município?

Alexandre Monteiro: Estamos pleiteando buscar junto ao governo do estado, um convênio que vai dar ao município de Irará a capacidade de fazer os licenciamentos ambientais de todas as atividades de baixo impacto ambiental e também as atividades de impacto local.

Clóvis Gonçalves: O que o município tem ganhar com isso?

Alexandre Monteiro: O município passa a ter um terreno fértil para a atração de novas indústrias e de novas empresas.

Clóvis Gonçalves: Em qual área terão facilidade de adquirir o licenciamento ambiental com mais celeridade?

Alexandre Monteiro: Devido ao tamanho do estado da Bahia o processo é muito demorado, as secretaria são deficientes, não têm condição de atender a todo estado, então os municípios estão buscando esse convênio para que tenham condições de gerir as questões ambientais a nível local com mais velocidade.

Parabenizo o governo municipal e ao Secretário de Agricultura e meio ambiente do município João Neto, pela atitude de sair na frente da grande maioria dos municípios do estado da Bahia, botando o município em condições para fazer o licenciamento ambiental por conta da instalação do conselho municipal de meio ambiente, que vai deliberar sobre essas questões ambientais, finalizou o Dr. Alexandre Monteiro.