sábado, 23 de fevereiro de 2013


IRARÁ  AINDA VIVE ESTIAGEM PROLONGADA E AGRICULTORES RECORREM A CONAB

Clóvis Gonçalves Rádio Irará FM - 22/02/2013

                                   Foto: Clóvis Gonçalves
Secretário de Agricultura de Irará
O Secretário de agricultura do município de Irará João Neto informou em entrevista ao repórter da Rádio Irará FM que o município de Irará ainda está sob o decreto de estiagem por mais noventa dias, podendo ser renovado por igual período. Segundo ele “estamos buscando os benefícios para amenizar a questão da estiagem no município de Irará”.

João Neto informou que “Temos conseguido abrir vária frentes de ajuda”. Além da limpeza das aguadas que já foram feitas, o vale compra da cesta básica, a bolsa estiagem no valor de R$ 80.00 que o agricultor recebe junto com o beneficio da bolsa família, o garantia safra teve duas parcelas a mais no valor de R$ 140,00 por conta desta estiagem prolongada, trouxemos também a bolsa alimento que corresponde ao feijão e arroz que foram distribuídos com as famílias mais carentes do município.

Estamos buscando agora o milho que vem do balcão da CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento que faz parte do estoque regulador do governo federal. Como estamos com três anos de longa estiagem em nossa região os preços tornam-se muito elevados, por isso estamos reivindicando um produto da CONAB para que os agricultores de Irará possam adquirir por um preço mais accessível, de modo que esses preços possam regulados”.

O Secretário João Neto informou ainda que o milho vem do estado do Tocantins ou de outras regiões do país, onde esteja ocorrendo uma super safra. O preço é repassado para o agricultor sem nenhum acréscimo, já que o governo federal arca com os custos de transportes para os depósitos da CONAB. Esse produto é destinado apenas para ração animal, não serve para ser utilizado como semente para o plantio.

Para o agricultor adquirir esse milho via CONAB, terá que ser cadastrado e depois passar por uma analise pela feita pela própria CONAB; para efetivar o cadastro o agricultor terá que apresentar o comprovante de residência, ficha sanitária dos animais, e documentos pessoais. O local do cadastro é na secretária da agricultura do município. Todo agricultor para efetuar a compra pela CONAB, tem que ter o seu consumo acima de uma saca, essa quantidade é o mínimo liberado pelo governo, o máximo é de doze toneladas. O pagamento do boleto é realizado no Banco do Brasil e corresponde à quantidade solicitada, Finalizou o Secretário da agricultura João Neto.