quinta-feira, 27 de julho de 2017

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SANTANOPOLIS DIZ QUE ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE PASSA POR HUMANIZAÇÃO

Por Clóvis Gonçalves
A prefeitura Municipal de Santanópolis no estado da Bahia nesta quinta-feira por meio da Secretaria de Saúde realizou no espaço do salão de eventos do Clube Social Polivalente localizado na Rua Hercília Campos no perímetro urbano da mesma cidade já mencionada a 6ª Conferencia Municipal de Saúde um dos objetivos deste evento é discutir a saúde da população e aprovar e definir diretrizes e prioridades para as políticas públicas de saúde e nortear o desenvolvimento do controle social.

A gestora da pasta da saúde Nívia Machado da Silva Brito gentilmente concedeu entrevista para a reportagem do blog Clóvis Gonçalves de Irará. A gestora destacou que a discussão realizada nesta conferencia é fruto de várias pre conferencias que foram realizadas nas comunidades da zona rural do município.

Ainda de acordo com avaliação em gestões passadas não foram adotadas as logicas no sentido das realizações das pre conferencias e acabava que na conferencia final as propostas não eram discutidas exaustivamente nas localidades com a população sobre as suas demandas. Portanto como as pre conferencias são dentro das localidades onde as pessoas moras e o acesso é muito mais fácil a participação da população tem um crescimento muito grande no que se refere a participação da população, então é algo extremamente palpável e verificando os relatos das pessoa sobre os problemas apontados e fiquei satisfeita porque antes nós víamos proposta que eram abordadas se tornavam inviável para o município que é pequeno e com essas pre conferencias tivemos propostas realmente cabíveis para a nossa atual realidade, traçando assim estratégias e implantando serviços que pode ser executados, então foi muito válida e proveitosas as pre conferencias.

Em relação atenção básica na ótica da secretaria de saúde ele passa pela humanização dos profissionais de saúde, atenção básica é a porta de entrada para o serviço de saúde , a promoção e a prevenção posteriormente seguir para outras redes, como média e alta complexidade.

O que queremos implantar são as caixas de sugestões  para que estreite esta proximidade, essas caixas são as ouvidoria e nós por meio de uma equipe podemos saber o que a população solicita, isso irá melhorar esse acolhimento e humanização estão caminhado juntos, então na saúde tudo estão interligados.

PPA foi uma mudança que foi implantada na atual gestão , não vejo por exemplo saúde desvinculada da ação social, já tivemos um primeiro encontro para tratar do Plano Pluri Anual (PPA) onde estavam reunidas todas aas secretarias do governo municipal, discutimos a parte da legislação mas temos que pensar igualmente em sua eficácia portanto o PPA esta sendo construído de forma participativa.  

A constituição federal de 1988 trouxe a implantação do SUS construído com a participação popular oriundo dos movimentos sociais, para a funcionar precisa que a população cobre as melhorias do sistema, a conferencia é o momento para nós explicar, então o SUS rege de forma universal tudo em relação a direitos a saúde, consócios e hospitais de referencia estão sendo pensado pelos municípios para melhorar o sistema SUS em razão dos recursos financeiros estarem muito escassos, finalizou.