quinta-feira, 27 de julho de 2017

SANTANÓPOLIS-BA: REALIZOU NESTA QUINTA-FEIRA (27/7) A 6ª CONFERENCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Por Clóvis Gonçalves
O município de Santanópolis localizado na micro região de Feira de Santana no estado da Bahia nesta quinta–feira 27 de julho no salão social do Clube Polivalente de Santanópolis realizou a 6ª Conferencia Municipal de Saúde trazendo como tema “Rede de Atenção: Em Busca da Integralidade do Cuidado” Esta conferencia tem como objetivo discutir a situação de saúde da população e aprovar e definir diretrizes e prioridade para as politicas de saúde e desenvolvimento do controle social. 

O Evento em sua programão com inicio ás 8 horas realizando o credenciamento acompanhado de um coffee break seguido da abertura oficial ás 8h30min com a composição da mesa diretora com a presença do prefeito municipal José Florin Lima o Vice-prefeito Givaldo Ferreira agradeceu aos profissionais de saúde pelo excelente trabalho que esta sendo desenvolvido, também convidados para a composição da mesa a secretaria de saúde Nívia Machado, o conselho municipal de saúde foi representado pela presidente Cláudia Almeida Alves Ferreira que declarou oficialmente abertura da 6ª Conferencia Municipal de Saúde de Santanópolis, e a conferencista Monica Machado.
Em pronunciamento na 6ª Conferência o prefeito Florin fez agradecimentos a secretaria de saúde Nívia Machado estendeu também os agradecimentos as enfermeiras e técnicas de enfermagem, e aos demais servidores do município. 

O gestor declarou que esse é um momento muito importante para Santanópolis e discutir as demandas relacionada a saúde do município e melhorar as condições de saúde da população, já houve algumas melhoras mas a busca incessante por uma saúde de qualidade é o objetivo desta gestão. O prefeito informou a plenária que precisaria se ausentou do evento para cumprir agenda junto ao INSS para renegociar a divida do município que esta em mais de 17 milhões de reais disse ainda o gestor que vai tentar parcelar a divida uma oportunidade  oferecida pelo governo federal com isso poder assinar convênios.

Entrevistada pela reportagem do blog Clóvis Gonçalves de Irará, a conferencista  e enfermeira Monica Machado, disse que a realidade na saúde municipal melhorou os recursos, mas em conta partida os problemas aumentaram. 
Estamos buscando uma rede de atenção  a saúde básica consolidada e buscando a integralidade do cuidado. Dentro desta conferencia pretendemos provocar aos presentes para que de forma compartilhada possamos ter esta rede de atenção partido da atenção primária que são as unidades de saúde da família com isso poderemos ter uma atenção secundária e terciário é o que ainda não esta acontecendo, infelizmente os pacientes não tem aonde ser assistido quando procuram os hospitais e não encontram vagas nem mesmo por meio da regulação portanto é esta busca pela integralidade do cuidado e a rede  de atenção a saúde que estamos buscando nas conferencias municipais para que possamos nos fortalecer enquanto município e ter condições de lutar por isso nas esferas estadual e federal, concluiu. 
De acordo com a grade de programação depois das propostas elencadas nos quatro eixos de trabalhos a às 14h foi encerrada a Conferencia.