domingo, 12 de agosto de 2018

IRARÁ-BA: O POETA, COMPOSITOR E ESCRITOR DANILO LUMIANO LANÇA LIVRO "O NASCEDOURO"

Por Clóvis Gonçalves
Na noite deste último sábado no térreo da Casa do Sobrado dos nogueira no município de Irará a 108 quilômetros da capital baiana (Salvador) estiveram reunidos vários artistas para prestigiar o lançamento do livro que traz a chancela (assinatura) do compositor, poeta e escritor Danilo Lumiano que faz parte ativamente da militância cultural desta fonte inspiradora para os seus escritores que é Irará
Este livro traz o título de Nascedouro que já sendo pensado desde do ano de 2005, suas páginas recheado de boas poesias. O evento teve apresentação de abertura com o cantor, poeta e também compositor Raul Valverde apresentou repertório com músicas de autoral, Raul estará lançando um trabalho musicado autoral em EP até o final deste ano.
Outro convidado o escritor Sérgio Cabeleira que também é fomentador da poesia, como sempre com seus maravilhosos “causos” em sua apresentação parabenizou a cidade de Irará por produzir cultura e arte, destacou que precisamos valorizar e fazer pulsar arte, e interpretou o poema de Guerra de Facão de Wilson Aragão. Na sequência vem o cordelista Kiute versando literatura de cordel, entre eles,” Educação e Cultura Vai Salvar Este País, e A Maconha que Virou Incenso”.

A banda de reggae The Roots também deu uma canja neste no evento, prestigiando o momento impar do lançamento do livro, o prefeito Juscelino Souza que também é cantor e compositor, a representante técnica da educação de Irará Adriana Santana prestigiou este evento cultural. Como o forró também é cultura nordestina e brasileira não poderia também esteve presente com Thiaguinho de Bento Simões com sua sanfona carimbou sua presença, o também forrozeiro Nivaldo Muniz (pão de leite) a primeira vez se apresentando em Irará trazendo toda autenticidade do forró.
O escritor Danillo Lumiar fez um momento em conversa franca com o público relatando a sua iniciação e também experiências que viveu em outros países onde morou levando sua arte, inclusive mostrando para um japonês o que era a música popular brasileira. Finalizando recebendo e conversando com os leitores em uma de sessão de autógrafos para o público.

Em entrevista para o blog Clóvis Gonçalves de Irará, o escritor declarou que o lançamento de um livro é como se fosse de fato um filho que passa por toda situação emocional, em relação ao livro também passou por várias tentativas, em um determinado momento tomou a grande decisão de fazer o meu projeto de livro acontecer, desde então, mesmo a iniciativa e o desejo de escrever este livro tenha sido há algum tempo, mas só este anos é que a concretização aconteceu. Nesta noite de lançamento tenho um sentimento muito grande pelas pessoas que participaram e que também viram conhecer, prestigiar, nós observamos que nos momentos de poesia vimos como as pessoas se emocionaram, portanto vão também se emocionarem ao ler esta obra esse é o objetivo do Nascedouro. O escritor falou também dos seus próximos livros, o Atirador de Pedras, é um livro que virá carregado de protestos reflexivos para fortalecer o nosso posicionamento pela união, unidade, e o equilíbrio, onde o mais forte ao invés dele desejar engolir o mais fraco ele estenda a mão para que ele supere os seus obstáculos, esse é o mundo que precisamos praticar a inclusão, concluiu.