quinta-feira, 7 de setembro de 2017

DESFILE CÍVICO EM IRARÁ MARCOU TAMBÉM A VOLTA DA BAMARFS COM "CANTO DE ORDEM A BAMARFS VOLTOU"APÓS 11 ANOS

Por Clóvis Gonçalves
O desfile cívico de Irará teve início com a apresentação da Banda Marcial BAMFRS que de forma triunfal marcando e resgatando a cultura depois 11 sem se apresentar deixando uma grande lacuna cultural deste município. Por volta das 7h30min os veteranos músicos e pelotão de coreografia da BAMARFS na quadra da escola Municipal de Irará estava fazendo os últimos ensaios para a grande apresentação neste 7 de setembro que além da data de comemoração da independência são 64 anos de banda marcial.

Pedro Silva da Paixão conhecido por Pedrinho o regente da BAMARFS entrevistado pela reportagem do blog Clóvis Gonçalves ele disse que a BAMAFS nasceu no antigo Colégio Cenecista São Judas Tadeu em 1953 quando o então dirigente da escola Reginaldo Freitas Santos observou a necessidade da realização do desfile cívico e não existia uma banda então foi criada com apenas três instrumentos de percussão, no trajeto teve as participações dos abnegados colaborados Emanoel Pinheiro (Pinga) e Jansen de Freitas. Já em 1995 sob a regência de Pedrinho a banda em concurso estadual sendo classificada entre as três melhores do certame depois indo para a primeira divisão pois havia iniciado o campeonato baiano na segunda divisão. Em 1997 A BAMFRS tornou-se campeã baiana com 18 etapas do campeonato, portanto campeã invicta com a música Rapunzel.
Na sequencia do desfile veio o Clube de Desbravadores Árvore da Vida com sede em Irará ligada a Igreja Adventista do 7º Dia com sede em Irará, a diretora Carine Silva declarou momentos antes do desfile para o blog Clóvis Gonçalves de Irará que o Clube tem como objetivo o trabalho social no ceio da sociedade e focando sempre crianças adolescentes, para proporcionar-lhes uma educação tanto familiar e social e na saúde física e mental. Pra ingressar no clube em Irará os responsáveis podem se dirigir na Escola Municipal com documentos e efetuar a matricula, destacando que clube existe em 170 países e que mesmo sendo ligada a igreja evangélica o ensino é um projeto educativo. 
Mesmo sendo apoiados pela igreja evangélica os componentes não tem cunho religioso, ou seja, a metodologia não é empregar a religião, destacou a diretora. 
O desfile cívico seguiu com as participações das escolas da rede municipal de ensino trazendo faixas alusivas a temas relacionado a independência, a Fanfarra Municipal Cultural de Pojuca, Grupo Vaidoso da Sec. de Ação Social, escolinhas de futebol, academias de lutas maciais (Duplo Impacto e Kick Box ministradas pelos dos professores Silvano e Luizinho) e grupo de capoeira, grupo de ciclismo Irará Bike,  os guardas civil municipal e as secretarias de municipais estavam envolvidas neste evento, saúde com a equipe do SAMU, educação, e a secretaria de cultura esporte e lazer e a banda Puricaê.
Na Praça da Matriz ocorreu o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Irará e as execuções dos hinos respectivamente pela Filarmônica 25 de Dezembro. As autoridades realizaram os pronunciamentos a exemplo do presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Irará Antônio Cesar (César do Manã) vereadores, prefeito Juscelino Souza e o vice-prefeito Antônio Carlos Alves. Representando o comando da 97ª Companhia Independente da Polícia Militar o Ten-PM Leandro Maciel. Depois apresentações de grupos culturais das comunidades da zona rural de Irará.