quarta-feira, 9 de agosto de 2017

IRARÁ COMEMORA 122 ANOS DE ELEVAÇÃO A CIDADE COM ENCERRAMENTO CONCERTO DA FILARMONIA 25 DE DEZEMBRO

Por Clóvis Gonçalves
Nos dia 7 e 8 de agosto no sobrado dos Nogueiras  situado na Praça da Matriz no perímetro urbano do município de Irará cerca de 138 quilometro de Salvador a Secretaria municipal de Cultura Esporte e Lazer em parceria com a secretaria Municipal de Educação a de Educação celebraram os 122. 

Portanto o  dia 8 de agosto é marcado em Irará foi quando o município teve a sua elevação para a categoria de cidade  e no dia 27 de comemora-se também a emancipação política  saindo de Vila da Purificação dos Campos, a denominação Irará por conta da lei estadual de numero 100 no ano de 1895,  foram mais de 50 anos para que Irará fosse elevada a categoria de cidade. Então no dia 8 de agosto Irará esta completando 122 anos que foi elevado a categoria de cidade. A Secretaria de Cultura Esporte e Laser em parceria com a Secretaria Municipal de Educação por conta da comemoração desenvolveram algumas atividades no âmbito cultural.

De acordo com informação da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer e a Secretaria municipal de Educação será montado um acervo para que no futuro a população acesso estes valiosos estudos técnicos e acadêmico, ainda informações do secretário Ubiratan Silva Reis  há também interesse também na realização de futuras edições com outras pessoas que desenvolverem pesquisas com estudo de temas ligados ao município. Ainda com a programação  cultural houve abertura de exposição de fotografia e pinturas em telas e literatura de cordel, artesanato, artes plásticas, dos artistas irarenses da Casa do Artesão, e Renan Valverde, Carol Lobo e Kitute Coelho respectivamente. 
Na sequencia oficialmente foi aberta o Primeiro Encontro de Comunicação Cientifica com o tema “Um Legado da Nossa Gente” Nilda Moreira foi convida para recitar a letra do Hino oficial do município de Irará de autoria com letra e música de Tiago Mendes Souza também irarense. O objetivo já que Legado da Nossa Gente é devolver para a comunidade os resultados das pesquisas realizadas no município de Irará e feitas por pesquisadores iraraenses.
Na ordem da comunicação foi com a professora Andreia Marques visivelmente emocionada externou que estava devolvendo a sua terra natal um pouco daquilo que ela lhe dá todos os dias que a possibilidade de caminhar sobre tudo na educação da docência, na pesquisa na também labuta diária e dedicou a sua apresentação aos Irmãos iraraenses, mas sobre tudo aos irmãos quilombolas das comunidades da Tapera, Olaria e Massaranduba e da Baixinha. Andreia declarou que desenvolveu o mestrado no âmbito Disciplinar e Profissionalizante de Gestão Social na UFBA. Ela disse que optou pela linha de pesquisa do Desenvolvimento Rural e Economia Solidária e Sustentabilidade.
O professor Gilmar Almeida da Silva falando sobre o multi letramento e criatividades  dos poemas impressos e aos info-poemas informou que a sua pesquisa não tem referencia ainda no município em razão de ser um tema novo, e iniciou o seu mestrado em Portugal na cidade de Lisboa e retorna para Irará dando assim seguimento a um programa mestrado profissional para professores de língua portuguesa, ele externou que o seu foco é Irará na comunidade do distrito de Bento Simões. 

Questionando junto a sua orientadora como poderia torna prazeiroso a leitura sobre tudo a leitura de poemas, em sua opinião o acesso a leitura ainda é muito escasso não só em Irará mas no Brasil como um todo, infelizmente a educação ainda não tem o seu devido prestigio, por várias questões, da  politica educacional ou pelo foco que se dá a esta causa.
Adriana Santana declarou que desenvolveu um trabalho e que a sua alegria é partilhar com seus conterrâneos e familiares. Professora Adriana disse que  o resultado deste trabalho que foi desenvolvido pós graduação do PPGE na UEFS enquanto o seu mestrado foi em educação, o tema segundo Adriana foi muito caro para o seu coração que é voltado para a literatura que muito importante em sua vida, disse ainda que “o quanto é bom ser outro sem deixar de ser  quem é” e a literatura faculta essa possibilidade. 

O tema do seu trabalho é Escolher a Formação de Leitores e o Olhar na Perspectiva da Estética da Recepção. O objeto da sua pesquisa foi o Colégio Estadual de Carvalho no processo de formadores de leitores de literatura, portanto com sujeitos oriundos do campo, ou seja, de comunidades rurais, a questão é como esses estudantes recebem a literatura proposta pela escola e quais as implicações do novo perfil desses novos leitores? Portanto são estudantes oriundos do campo e estudam na zona urbana. Ainda na noite do dia 7 de agosto teve o momento cultural com samba de rodas e apresentação do artista irarense Thiago José. No dia 8 além da visitação a exposição batizada de “Irará Múltiplos Olhares  Diferentes Linguagens”.
No dia 8 de agosto teve apresentações de grupos de dança, capoeira, alunos das escolas publicas e particulares visitando a exposição, há noite encerramento com o conserto Filarmônico 25 de Dezembro sobre a batuta do jovem maestro Joedson César Barbosa da Silva.