sábado, 8 de julho de 2017

SECRETARIO DE CULTURA FALA DO SEGUNDO ENCONTRO DOS ORIXÁS, E LANÇANMENTO DE DOCUMENTÁRIO EM IRARÁ

Por Clóvis Gonçalves
O secretario municipal de cultural esporte e lazer Ubiratan Silva Reis (professor Bira) concedeu entrevista par o a reportagem do blog Clóvis Gonçalves de Irará na manhã deste sábado (8 de julho) na secretaria na sede da secretaria no sobrado dos Nogueira. O tema desta entrevista foi o segundo encontro dos Orixás que foi na última sexta-feira (7 de julho) no teatro Amélia Amorim em Feira de Santana. 
 
O responsável pela pasta da cultura esporte e lazer do município de informou que esse segundo encontro faz parte do edital da secretaria de cultura estadual patrocinado pelo fundo de cultura do estado da Bahia. Carmem Silva a produtora deste evento contemplou o município de Irará ao colocar o município na lista deste segundo encontro, ela esteve em Irará onde realizou várias visitas aos terreiros de candomblé e depois de várias conversas com os responsáveis dai a criação de um documentário abordando da religião de matriz africana no portal do sertão, inclusive outras cidades do portal do sertão também ocorreram essas entrevistas semelhantes a que foi feita em Irará.
 
O secretario declarou também que este documentário será lançado na tarde deste sábado (8 de julho). Na sexta-feira o encontro teve a participação de muitos jovens no balé, teatro e dança, destacando que a secretaria de cultura via prefeitura municipal de Irará durante os finais de semana o transporte para o deslocamento desses jovens estudantes, até porque nós apostamos na juventude, portanto qualquer oportunidade que houver no âmbito da secretaria de cultura vai esta fazendo esforço para apoiar e oportunizar os nossos jovens, destacou o secretário.
O responsável pela pasta da cultura esporte e laser disse que ficou encantado com a performance dos estudantes irarrenses que estavam com a alegria estampada nos semblantes principalmente por ser reconhecido o trabalho e por muitas pessoas que aplaudiram de pé o trabalhos deses jovens. 

Ainda enfatizou o professor Bira que existe a pretensão de conversar com esses nove jovens e realizar um trabalho na esfera do teatro e também na dança, e dentro das condições possíveis vamos fomentar esse processo de expansão deste trabalho que aconteceu e foi introduzido através do Faz Cultura por meio da produção de Carmem Silva, segundo o secretario a produtora já realizou trabalho em Irará no âmbito da dança no programa Mais Educação. Um pouco mais na frente nós iremos dialogar com todos os profissionais, queremos saber qual linha de parceria será possível realizar para que agente possa trazer essas atividades para o município de Irará.

O evento foi realizado nos dias 7 e 8 de julho sexta-feira e sábado respectivamente. Na manhã de sábado foi realizado um seminário, com algumas representações de matrizes africana da Bahia e também de outros estados da federação, a pauta foi um debate, no período da tarde teremos o encerramento com a encenação da lavagem do Bonfim em Salvador, e o lançamento do documentário onde será tratada a historia do candomblé no portal do sertão,o secretario relatou que vai propor que no mês de agosto possa também ser lançado este documentário em Irará, visto que os os nove jovens integrantes do grupo de balé são irarenses, e precisamos valorizar esses jovens mostrando aqui o que foi realizado por eles fora da sua cidade, eles começaram este trabalho no final de março deste ano concluiu o secretário municipal de cultura esporte e lazer. (Foto divulgação: Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer)