quinta-feira, 20 de julho de 2017

BRASIL: CACHORRO ROTTWEILER SALVAR CRIANÇA DE CONVULSÃO NO INTERIOR DE SÃO PAULO

Por Clóvis Gonçalves
Um cachorro da raça Rottweiler ajudou a salvar a vida de uma criança de apenas 6 anos de idade em Ibaté, no interior de São Paulo. Segundo Rhozana Menzani, mãe de Enzo, o filho começou a passar mal durante a noite. Foi quando Quiron, animal de estimação da família, latiu desesperadamente ao lado do quarto onde a mãe do menino dormia.
"Aconteceu na segunda-feira passada,  dia 10 de julho, fomos dormir normalmente. Por volta de 5h30min da manhã, o Quiron começou a chorar na minha janela, mas eu suspeitei que fosse por conta de uma inflamação no ouvido que ele tinha", conta Rhozana ao E+. "Duas horas depois, ele voltou a chorar e latir desesperadamente na janela. Foi quando eu saí e passei na frente do quarto do Enzo", emenda.
O garoto foi encontrado na cama tendo uma crise convulsiva muito forte. Técnica de enfermagem, a mãe pegou o menino no colo. "Ele tinha parado de respirar", afirma. Rhozana fez massagem e respiração boca a boca, conseguindo reanimar o filho.
Enzo foi diagnosticado com autismo aos 2 anos, explica a mãe. "Foi então que eu pensei que precisava de um cachorro para a guarda. Um cachorro que impusesse um certo respeito no quintal"
Há 7 meses, o menino apresentou um quadro de estrabismo e regressão comportamental. Enzo foi levado ao médico e foi diagnosticado com uma doença ainda mais grave: adrenoleucodistrofia, uma síndrome degenerativa que destrói a capa da mielina, responsável pela ligação entre os neurônios.
"O susto foi muito grande. Quando já estava no pronto-socorro, meu marido me ligou e eu pedi para ele abraçar o Quiron, porque foi ele que salvou o Enzo", completa Rhozana.(Correio24Horas)