terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

DETRAN-BA CAPACITA CONDUTORES DE TRIOS ELÉTRICOS E DE CARRO DE APOIO

Por Clóvis Gonçalves
Duzentos e cinquenta condutores de trios elétricos e carros de apoio iniciaram, nesta segunda-feira (20 de fevereiro), na sede do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), o processo de capacitação para o Carnaval de Salvador. Com duração de quatro horas, o curso aborda temas como condução preventiva, relacionamento interpessoal, revisão da legislação de trânsito e gestão da emoção.
“Imagine guiar por horas um veículo pesado como o trio elétrico, com várias pessoas na frente. O condutor precisa ter o conhecimento técnico, mas não pode abrir mão da habilidade de controlar suas emoções. É fundamental trabalhar esse assunto com eles”, afirma o instrutor da Escola Pública de Trânsito do Detran (Eptran), Yuri Oliveira.
Anualmente, o Detran-BA promove o curso obrigatório para os condutores de trio elétrico. Além da exigência da documentação que comprove a inspeção, o veículo entra no circuito apenas se o motorista estiver com a carteira de habilitação especial para guiá-lo por horas na avenida, emitida pelo órgão ao final da capacitação. As aulas seguem até quarta (22 de fevereiro).
CUIDADOS
A capacitação, obrigatória para o desempenho da função durante o Carnaval, inclui a participação de técnicos da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). Orientações sobre como evitar acidentes com eletricidade a exemplo do rompimento dos fios de alta tensão  fazem parte dos ensinamentos.
“A Coelba já fez todas as adequações necessárias nos circuitos da festa. O que mais nos preocupa é o trajeto que o trio vai fazer até chegar ao circuito. Por tudo isso, estamos dando dicas e tirando dúvidas para que seja preservada a vida das pessoas e a segurança do Carnaval”, ressalta o perito em Segurança do Trabalho da companhia, Eduardo Pereira.(Aratuoline)