domingo, 26 de fevereiro de 2017

BLOCO BUSCAPÉ DESFILOU NO CIRCUITO BATATINHA (PELOURINHO) COM A BANDA PURIFICAÊ DE IRARÁ NESTE SÁBADO DE CARNAVAL

Por Clóvis Gonçalves
O bloco Buscapé com a sede social no Largo do Pelourinho no centro histórico de Salvador na tarde deste sábado (25/2) em terceiro dia de carnaval. O bloco fez o seu desfile com a banda Purificaê da cidade de Irará sob a regência do mestre Dene ou Black também como é conhecido para esta apresentação vieram 25 músicos  25 músicos percussionistas com o apoio da secretaria municipal de cultura e lazer de Irará para o circuito Batatinha.
O bloco tem algumas parcerias social com algumas instituições a exemplo do Vida Brasil, e da Oficina de Iniciação Musical da Bahia dirigida pelo maestro Bira Reis,  outros   profissionais que dão a sua contribuição de maneira voluntária como é o caso de Antonio Almeida e tantos outros.Antes do desfile o maestro fez um pré aquecimento com os músicos.

O pelourinho tem uma característica de pessoas que transitam pelo local encontrar artistas expondo as suas artes, neste sábado encontramos o sósia do por star Michel Jackson vestido a caráter reproduzindo as músicas e a dança que encantou o mundo.Pela tranquilidade conforto e segurança que oferece o circuito Batinha neste período de carnaval também foi bem procurado famílias, pessoas idosas, e crianças.
O coordenador da entidade o francês de nacionalidade, mas brasileiro por opção conversou com a reportagem do blog Clóvis Gonçalves de Irará. Ele informou que o bloco Buscapé foi criado em 1997 e o seu primeiro desfile foi uma ano depois da sua criação no centro histórico de Salvador (Pelourinho).
O objetivo para a sua criação foi de reunir crianças, adolescentes, e pessoas portadoras de deficiências físicas,  que não tinham oportunidade de participar da festa do carnaval, apesar de se encontrarem ao um passo onde a folia acontecia, porque se encontrava trabalhando para ajudar as suas famílias, e com o surgimento do carnaval no Pelourinho nós queríamos  mostrar que o futuro do Brasil ( crianças e adolescentes) tem que se encontrarem também com as suas raízes ancestrais, então o bloco Buscapé, aqui no Pelourinho tem criação de música, instrumentos musicais, e vários blocos de carnaval, então o bloco Buscapé consolida a identidade múltipla em crianças de bairros de Salvador e também de Irará, e que juntos sejam crianças adultos e adolescentes que precisam acreditar em um ideal de justiça social no planeta, incluindo aqueles que estão em situação de descriminação, que são pessoas portadoras de deficiência, nós preconizamos que esta diversidades não seja um problema e sim transformada em uma riqueza social, concluiu.
(E) Damian (Centro-colaborador) Direita mestre Denner (Blck)
Quem falou com a reportagem foi o mestre Denne (Black) dise que abanda Purificaê vem a Salvador em parceria com o bloco Buscapé continuar o trabalho social, e relembrando as raízes e os ensinamentos que recebeu do saudosos vocalistas do Olodum, Germano Meneguel, René Veneno, o mestre Neguinho do Samba, e o pop star Michel Jacson onde teve participação no clipe quando estave em Salvador no Pelourinho. E ainda entre nós estão Pierre Onássis, Tonho Matéria. Então passa um filme muito bom, só aprendizado positivo, que estou passando para os meninos da banda Purificaê que continuam na persistência e resistência para não serem absolvidos com coisa ilícitas, o mestre Dene finalizou dizendo que precisamos cuidar para salvar nossas criança e adolescentes pois estamos perde-os muito cedo.