quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

PARATY TEVE CHUVA E MUDANÇA BRUSCA NO CLIMA NA HORA DO ACIDENTE QUE MATOU TEORI ZAVASCKI

Por Clóvis Gonçalves
Uma mudança brusca nas condições do tempo foi registrada em Paraty (RJ) no momento em que o avião que transportava o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, se aproximava da região. Embora ainda não seja possível relacionar a queda do avião à chuva, a situação climática poder ter influído no cenário, segundo especialistas ouvidos pela BBC Brasil.De acordo com dados da Força Aérea Brasileira, o bimotor modelo King Air C90, da fabricante americana Hawker Beechcraft, decolou às 13h01 desta quinta-feira do Campo de Marte, em São Paulo.
Seu desaparecimento foi comunicado ao Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico às 14h05. O avião estaria sobre o mar próximo à cidade de Paraty, onde pousaria em um pequeno aeroporto. Neste mesmo período - entre as 13h e as 14h -, estações meteorológicas instaladas na região registraram "uma mudança brusca nas condições do tempo", segundo a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo. 
A área de Paraty havia registrado chuvas durante a madrugada, mas amanheceu com tempo nublado. Entre as 13h e as 14h, começou a chover, em termos meteorológicos, de forma moderada. Foi registrada uma precipitação de 10,8 milímetros no período aproximado uma hora. Além disso, o vento que soprava do nordeste, passou a soprar a 20 km/h do oeste para noroeste nesse curto período de tempo. A temperatura caiu de 29,5°C para 24°C na cidade, segundo a Climatempo.
Pilotos ouvidos pela BBC Brasil afirmaram que esse cenário pode ter influído na queda do avião. Segundo eles, o fator que mais chama a atenção é o início repentino da chuva. "Isso faz muita diferença, especialmente se o piloto estivesse voando no visual (sem o auxílio de instrumentos)", afirmou um piloto que opera no litoral do Rio de Janeiro, mas pediu para não ter o nome divulgado. "Quando você está voando sobre o mar e começa uma chuva assim, não dá para ver quase nada e o piloto pode ficar desorientado", afirmouO presidente da Associação Comercial de Paraty, Anderson Terra, confirmou que o tempo era ruim na hora provável do acidente. "Estava chovendo muito mesmo na cidade, o tempo estava péssimo." Outro piloto ressaltou que, embora seja possível que a mudança climática repentina possa ter influenciado na queda, é muito cedo para concluir qualquer coisa sobre o acidente.
 DOCUMENTAÇÃO
A documentação da aeronave da empresa Emiliano Empreendimentos estava em dia. Segundo os pilotos ouvidos pela BBC Brasil, o King Air é considerado um avião bastante seguro. Os destroços da aeronave foram encontrados a cerca de dois quilômetros da costa de Paraty. O Corpo de Bombeiros e tripulações de diversos barcos pesqueiros e de turismo auxiliaram nas operações de resgate.
Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), quatro pessoas estavam a bordo da aeronave, entre tripulação e passageiros. Zavascki morreu no acidente, o que foi confirmado por um de seus filhos, Francisco Zavascki. Até a publicação deste texto, não haviam sido divulgadas informações oficiais sobre as outras vítimas.
Terra disse que equipes de resgate instalaram flutuadores nos destroços do avião e que membros da Defesa Civil disseram que os corpos permanecem nos destroços. Uma equipe de peritos do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos, da FAB, está a caminho do local.(r7,com)