quarta-feira, 27 de julho de 2016

PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PEDRÃO CONCEDE ENTREVISTA APÓS AUDIÊNCIA NO MINISTÉRIO PÚBLICO EM IRARÁ

Por Clóvis Gonçalves
Na manhã da ultima terça-feira, 26 de julho, o prefeito municipal de Pedrão na Bahia Jacó Pereira esteve na Comarca do município de Irará onde estiveram participando de uma audiência no Ministério Público Estadual com servidores públicos de Pedrão, profissionais da educação. A audiência foi iniciada por volta das 10h40min realizada no salão do júri Dr. João Leal presidida pelo promotor público Dr. Alexandre Feitosa onde o gestor municipal apresentou uma composição de propostas para o término da grave que já duram três meses por falta dos vencimentos salariais dos profissionais em educação, acompanhando o gestor municipal estava a secretaria de educação Tatiana Souza e o secretario de finanças Luís Eudes.  

O prefeito do município de Pedrão Jacó Pereira concedeu entrevista para a reportagem do blog Clóvis Gonçalves de Irará, o gestor declarou que as reclamações por parte dos professores  filiados a APLB e ao SINPED já foram resolvidas, alguns professores inclusive 80% já retornaram para a sala de aula, mas existe um grupo que quer fazer politicagem porque  tem uma pré-candidata ao cargo eletivo municipal como é o caso da coordenadora da APLB e não tem compromisso com os alunos, os permanecem com o movimento grevista são de Alagoinhas e não tem filhos que estudam em Pedrão então não estão preocupados com a situação.

O prefeito disse ainda que apresentou 11propostas para a categoria no Ministério Público Estadual em Irará 10 foram concluídas, e de acordo com a situação de arrecadação do município o pagamento não pode ser da maneira que eles querem. Ressalto que o que é acordado aqui na presença do promotor no retorno para a conclusão das propostas a linha de entendimento já não é a mesma que foi acordada. Os pais de alunos se manifestaram por meio de passeata contrario a greve.

Enquanto ao INSS o prefeito declarou que nada deve existe um bloqueio nas contas do município referente ao desconto de pagamento por parte do órgão, então nos últimos três anos não existem debito com o INSS, em relação aos consignados o município fez um acerto com o próprio banco e estamos honrando o acerto, ou seja o desconto é feito pelo próprio banco. 

Em relação aos concursados de 2014 que APLB está informando que não estão inscrito no INNSS e está sendo descontado dos salários e não está sendo repassado para a previdência, prefeito Jacó Pereira informou que tudo que está dentro da lei nós procuramos cumprir, os maiores salários da região é pago pelo município de Pedrão aos professores, é observar os contracheques de outros professores da região, Pedrão é o município que recebe menos recursos para a educação, de acordo ainda com o gestor se for analisar as cidades circunvizinhas  Pedrão é um dos maiores salários para professores, não sou contra que recebam bem, não existe três meses de salários atrasados, isso não é verdadeiro, tem 80% dos professores com os seus salários atualizados, a proposta para os profissionais que estão retornando a proposta é pagar agora no dia 30 de julho uma parcela, e um terço do outro mês para amenizar, não podemos pagar tudo de uma só vez, finalizou.