quinta-feira, 17 de setembro de 2015

IRARÁ: PREFEITO, SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, E PROFESSORES SE REÚNEM PARA TERMINAR IMPASSE

Por Clóvis Gonçalves
Na manha desta quinta-feira (17/9) o prefeito de Irará Derivaldo Pinto-PT, a Secretaria Municipal de Educação Daci Lima, Ângela Martins, o advogado Dr. Maximiliano Ataíde representando a APLB Sindicato de Irará, e mais uma comissão formada por dez trabalhadores e profissionais da educação municipal e o professor Ubiratan Silva Reis diretor da entidade de classe (APLB) ás 11 horas reuniram na Secretaria Municipal de Educação na Rua Coronel Elpídio Nogueira,centro, no gabinete da gestora da pasta para tratar ainda da pauta sobre o piso salarial dos professores apresentada pela categoria no inicio de janeiro de 2015. Este encontro se estendeu de forma ininterrupta até ás 17h40min.
Em entrevista ainda em seu gabinete de trabalho ao repórter Clóvis Gonçalves deste blog e da rádio Irará FM, a secretaria Dací lima informou que houve alguns avanços no que se referem alguns acordos firmados entre as partes que foram transcritos para o papel, e por solicitação do prefeito este acordo será assinado por ele amanha, sexta-feira (18/9) depois que discutir com o Departamento Jurídico do município. Daci lima disse que há uma grande possibilidade de se chegar a bons termos entre o governo municipal e APLB em relação à agenda de paralisações da categoria.  Ela disse ainda que em relação ao Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que será assinado pelas partes envolvida no processo na próxima sexta-feira (18/9) houve avanços substanciais.
O representante da APLB Sindicato Ubiratan Silva Reis (professor Bira) quando reunido com a categoria da sede da APLB para avaliar o encontro com o prefeito e a secretária de educação, disse a nossa reportagem que a reunião aconteceu oriunda de um documento que havia recebido do governo na noite de quarta-feira (16/9) este documento foi fruto de uma reunião realizada na Escola Dr. Juliano Moreira na tarde de terça-feira (16/9) este documento foi estruturado e discutido pela categoria e enviado para o governo que modificou algumas cláusulas contidas no referido documento de pauta de reivindicação. Então analisando as mudanças, a categoria entendeu que teria que haver uma nova reunião para discutir e amarrar o que os profissionais em educação discordavam o que foi alterado no neste mesmo documento, para que nós pudéssemos assinar este Termo de Ajuste e Conduta (TAC).
O sindicalista informou que esta reunião saiu de forma consensual e que até a próxima sexta-feira (18/9) conforme ficou acertado na mesa de negociação é quando prefeito Derivaldo Pinto assinará o TAC e terá os 15 dias de prazo solicitado pelo prefeito de Irará Derivaldo Pinto onde ele apresentará uma proposta para resolver a questão do piso salarial dos professores e dos trabalhadores em educação da rede municipal, e também garantir uma outra parte do restante do piso da categoria. O líder sindical informou que no acordo que será assinado já está escrito no documento que as paralisações serão suspensas, caso nesses 15 dias o governo não apresente uma proposta concreta para a categoria haverá a retomada do calendário de paralisações, é o que está escrito no documento que será assinado pelo gestor municipal. O diretor da APLB declarou que haverá uma Assembléia sábado (19/9) às 8 horas para que a categoria possa tomar conhecimento na integra do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado pelo prefeito de Irará Derivaldo Pinto, e demais envolvidos na questão. finalizou o professor Bira.