sexta-feira, 3 de julho de 2015

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA É O SEGUNDO PIOR DO PAÍS

Por Clóvis Gonçalves

Ranking elaborado a partir de dados fornecidos pelo Centro de Pesquisas sobre o Sistema de Justiça brasileiro (CPJus), do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), coloca o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) como o segundo pior do País, na 26ª posição entre as 27 unidades federativas. A corte baiana fica atrás apenas da de Piauí.
De acordo com o site Jota, ainda completam a parte de baixo do ranking os TJs de Roraima (25º) e de Tocantins (24º). A dianteira da lista é formada pelo TJ do Rio Grande do Sul (1º), seguida do TJ de Goiás (2º) e do TJ do Amazonas (3º).
O índice é calculado a partir de dados oficiais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) relativos às despesas com recursos humanos, custo médio por processo, arrecadação de recursos, percentual de cargos de magistrados ocupados, de servidores, investimentos em tecnologia, taxa de congestionamento, índice de atraso, entre outros indicadores.
Entre 2010 e 2013, a maior evolução foi registrada no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM). A comparação de dados de 2011 e 2013 revela um verdadeiro salto na qualidade da gestão do órgão.
Em 2011, o TJ-AM aparecia em 24º no ranking geral. Já em 2013, o TJ subiu para a 3ª colocação, completando o pódio dos melhores tribunais do país. (247Bahia