sexta-feira, 3 de julho de 2015

ARCEBISPO COADJUNTO DOM ZANONE DA ARQUIDIOCESE DE FEIRA DE SANTANA, VISITA A PARÓQUIA DE IRARÁ

Por Clóvis Gonçalves
O Arcebispo Coadjunto Dom Zanone Demetino Castro da arquidiocese de Feira de Santana na Bahia, em visita a Paróquia de Nossa Senhora da Purificação dos Campos no município de Irará para conhecer os diversos setores da paróquia de Irará. O sagrado arcebispo pisou pela primeira vez em solo Irararaense na última quinta-feira (2/7) às 18 horas, indo para a igreja na Praça da matriz.
(E) Subcomandante  da  97ª CIPM Capitão-PM Reis (C) Arcebispo Don Zanone (D)  Pároco Padre Onellas (D)
na sexta-feira (3/7) durante o dia, o religioso cumpriu a agenda de visitas e reuniões com lideranças de algumas comunidades, ainda dentro do cronograma do futuro bispo metropolitano de Feira de Santana estva incluso outras visitações na sexta-feira, acompanhado do Padre Ornellas, pároco da igreja matriz de Irará, e membros do grupo de Movimentos Pastorais presidido pela professora Miriam Santana Benevides. Dom Zanone esteve visitando algumas instituições públicas, às 9 horas iniciando agenda de visitas na Delegacia Territorial de Irará, Policlínica Dr. Deraldo Portela Miranda, a Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia sendo recepcionado pelo subcomandante da 97ª CIPM, o Capitão-PM Reis e demais policiais militares. O religioso estendeu a visita ao abrigo dos idosos, Casa Maria José, e as comunidades de Juazeiro e ao distrito de Bento Simões, às 19h30min, encerando com uma missa do Apostolado na igreja da matriz. 
Capitão-PMReis, Arcebispo Zanone, Padre òrnellas, SD-PFem Damasceno, e Margarida 
 Sábado (4/7) retomando agenda de visitas, às 8h30min, Dom Zanone irá se reunir com lideres de comunidades rural do município de Irará, visita e celebração Eucarística na comunidade rural do Saco do Capim, grupo de movimento pastoral, realizando visitas em outras comunidades rurais. Com o encerrando no domingo (5/7) às 8h30min, com a celebração Eucarística na igreja da matriz, às 12h00 será oferecido um almoço.

Ainda pela manha quando o arcebispo visita a CIPM, ele foi entrevistado pelo repórter Clóvis Gonçalves da rádio Irará FM. Como o Papa Francisco me nomeou arcebispo coadjutor de Feira de Santana para dar continuidade ao trabalho e a dinâmica de Dom Itamar Vian, o bispo é aquele que tem a missão de pastorear confirmar os irmãos da fé, e uma das funções do bispo são as visitas as região que a ele foi confiado, não somente dentro da comunidade eclesiástica, mas também o encontro com as autoridades constituídas, também buscar conhecer a realidade, as alegrias e as esperanças do povo. Em Irará a primeira vez em visita pastoral, encontrando-me com as comunidades católicas, convivendo com o pároco desta paróquia, acima de tudo nos colocando a disposição para uma caminhada conjunta em um trabalho de compromisso com o desenvolvimento deste município.

Perguntado: Nomeado pelo Papa Francisco, seria em breve para ele ser o novo Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, ele declarou que tem esse compromisso de suceder a Dom Itamar Vian, só quando ele completar o seu tempo, na igreja é de 75 anos, quando for chamado pelo Vaticano assumirei esse compromisso, ele disse ainda que os bispos são sucessores dos apóstolos então ele é chamado para pastorear toda igreja, e a missão e função do bispo são ligadas a autoridade do Papa, com a presença e anunciadora apostólica, no caso do Brasil, ele (o Papa) nomeia um de cada diocese, no dia 3 de dezembro o papa Francisco nomeou-me arcebispo de Feira de Santana, finalizou o religioso. (Da redação do blog Clóvis Gonçalves de Irará)