terça-feira, 26 de maio de 2015

BRASIL: ITALIANO É PRESO EM RECIFE PELA INTERPOL E POLICIA FEDERAL POR CHEFIAR MÁFIA NA ITÁLIA

Por Clóvis Gonçalves

Ele é acusado de extorsão, mais de vinte homicídios e porte ilegal de armas.

Pasquale Scotti tinha CPF e título de eleitor e se dizia empresário no Recife.

O italiano Pasquale Scotti, de 56 anos, condenado à prisão perpétua por ligação com a máfia, foi preso no Recife nesta terça-feira (26), mais de vinte anos depois de ser condenado pela Justiça de seu país. A ação foi realizada, em conjunto, pela Polícia Federal e Interpol. Scotti ainda está na sede da PF, no Recife. As autoridades italianas darão início ao processo de extradição dele para a Itália.


Segundo a PF, o cidadão italiano é chefe da máfia e está foragido desde 1986. No entanto, a prisão dele foi decretada pela justiça italiana apenas em 1991. Ele foi condenado pelos crimes de porte ilegal de armas de fogo, resistência, extorsão e mais de vinte homicídios, crimes cometidos entre 1980 e 1983. O pedido de prisão foi feito pelos delegados federais da Interpol e autorizado pelo Supremo Tribunal Federal em menos de 24h.


Scotti tem dois filhos com uma brasileira e foi preso quando os levava à escola. Ele se apresentava como Francisco de Castro Visconti, se dizia empresário e morava há 28 anos no bairro do Sancho, Zona Oeste do Recife. Ele usava identidade falsa e tinha CPF e até título de eleitor ilegais. A identificação dele foi possível pela comparação de impressões digitais. À PF, ele disse que a família brasileira não sabia de sua identidade real e que resolveu fugir para não ser morto.(G1/PE)