quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

IRARÁ: SECRETÁRIO DE CULTURA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DOS FESTEJOS POPULARES 2015

Por Clóvis Gonçalves

O secretário Municipal de Cultura Esporte e Lazer do município de Irará José Américo Moraes, entrevistado pelo repórter Clóvis Gonçalves deste blog e da rádio Irará FM nesta quarta-feira (14/1) falou sobre o tema “Festejos Populares de Irará edição 2015 “ ele disse que cumprindo o calendário cultural, os festejos começaram com a lavagem de Brotas na zona rural de Irará no dia 4 de janeiro seguindo com as noveneiras ainda dentro do mês do dia 24 a 29 de janeiro este evento será realizado na Praça Pedro Nogueira, na última sexta-feira de janeiro dia 30 será realizada a tradicional lavagem de Irará em homenagem a Nossa Senhora da Purificação dos Campos padroeira da cidade, nos dias 30 e 31 de janeiro o secretario informou que haverá no dia 30 sexta-feira a noite algumas atrações, que se apresentaram no palco  na Praça da Purificação dos Campos salientou o secretário responsável pela pasta da cultura. Ele disse ainda que domingo dia 1º de fevereiro da Praça do Cruzeiro sairá o  “Arrastão do Cruzeiro” com encerramento na Praça da Purificação, isso depois do leilão, faz a ressalva José Américo.

Segundo ainda o secretário, as atrações conhecidas no cenário nacional já estão confirmadas, a exemplo de Jau Peri, Parangolé, Pankdaço, e a Banda Duas Medidas em substituição a Banda Babado Novo por conta da sua agenda de shows não poderia cumprir o horário do arrastão do Cruzeiro, disse o secretário, que houve reuniões com as baianas que fazem parte do cortejo da lavagem de Irará, elas concordaram com a manutenção da corda limitando o seu espaço, também por uma questão de proteção a integridade física das baianas. Quando perguntado sobre a atuação e ocupação dos espaços pelos ambulantes no festejo, o secretário disse que essa questão está sobre a responsabilidade da Secretaria Municipal de Infra-Estruturara,  é quem cuida de fazer o mapa do território a ser utilizado pelos vendedores ambulantes, e para que possamos identificá-los, e manter a fiscalização, segundo o José Américo Moraes, tem sempre alguém tentando burlar a ordem, os fiscais estarão atentos, ele informou que a taxa para a ocupação do solo deverá está em torno talvez de R$ 30, a 50 reais.

Em relação a segurança pública da festa, o secretario declinou que além das policias militar e civil que estarão atuando nos dias que aconteceram os festejos, teremos os comissários de menores, a Guarda Municipal, Conselho Tutelar, e a presença de segurança privada  para proporcionar tranqüilidade  as pessoas que vão participar da festa, enfatizou o secretário. O gestor da pasta da cultura esporte e lazer José Américo Moraes, declarou também que outro ponto que ficou definido, isso fruto do resultado das reuniões foram a mudança no aumento do número de músicos, mas haverá apenas uma Charanga nesta lavagem do dia 30 de janeiro, no ensejo, o secretario da pasta da cultura esporte e lazer informou também que há um pensamento em realizar alguns testes de ordem técnica para a possibilidade amplificação do som da Charanga, finalizou.  

PROGRAMAÇÃO:

Dia 30/1 das 15h às 19h30, cortejo da lavagem, com saída da Rua Epaminondas. No palco da Praça da Purificação às 21h Pank Daço e Paramgolé. No dia 31/1(sábado) ainda no palco da Praça da Purificação às 21h Jauperi, Zimbabwe, Dois Amores, e Toinho Alves. Dia (1º/2) (Domingo) às 10h bloco Abre Alas e Bloco das Negrinhas com saída da Praça do Pedrão, às 12h Leilão na Praça do Cruzeiro, e às 16h o Arrastão saindo do Cruzeiro com as bandas Eletricaz e Duas Medidas, em substituição a banda Babado Novo,. A programação foi divulgada pela secretaria de Cultura Esporte e Lazer.