quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

SINDPREV - BAHIA REALIZOU ASSEMBLEIA DE CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA,PRÉ CAMPANHA SALARIAL

Por Clóvis Gonçalves


Na manha desta chuvosa quinta-feira (18/12) em Salvador, o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde Previdência e Assistência Social SINDPREV-BAHIA, realizou uma assembleia, no auditório da sua sede social situada à Rua Engenheiro Silva Lima, nº 04, Nazaré (Próximo do Colégio Central na AV. Joana Angélica) em Salvador, com associados da ativa do Ministério da Saúde, da Previdência e do Trabalho, FUNASA, aposentados e pensionistas, a fim de realizar um balanço das atividades e das ações judiciais implementadas pelo Sindicato que tramitam na justiça Federal.
Em paralelo também foi realizada a Confraternização Natalina com a participação do Grupo do Coral formado por servidores aposentados que exercem atividade cultural e social. Salientamos que este grupo, recentemente realizou uma turnê por vários municípios do estado  da Bahia, e foi convidado para mais duas apresentações em Cachoeira e Santo Amaro no recôncavo baiano. Houve também sorteios de brindes, oferecido pela diretoria do SINDPREV aos seus associados.
Em seguida ocorreu a formação da mesa diretora que conduziria a Assembleia. Fazendo parte da pauta foi feita uma explanação do papel do sindicato enquanto entidade social e agregadora, que sempre atua em defesa dos pleitos da categoria de maneira democrática, respeitando o contraditório; esse é um dos princípios da democracia.

Na composição dos informes gerais estavam os processos judiciais que tramitam na justiça federal, PCCS, GEAP, situação política da categoria e a extinção do Ministério do Trabalho por parte do Governo Federal. Esse tema em particular causa grande preocupação na categoria, pois em seu lugar será criado o Sistema Único do Trabalho que será gerido por estados e municípios, onde as reclamações trabalhistas serão realizadas.

Outro ponto importante dos informes gerais foram os temas referentes aos processos judiciais que tramitam na justiça federal, alguns em fase de cálculos, outros relacionadas às partes que recorreram da decisão como forma de protelar, e os processos que foram designados a efetuar pagamento.Também a primeira reunião da pré campanha salarial, com a finalização em 30 de janeiro 2015, foi informado ainda o envio de ofício para a Ministra Belchior solicitando a elevação da percapta da GEAP por parte do governo, uma vez que os servidores pagam 80% e o governo apenas 20%.
Várias cidades do interior baiano foram representadas neste evento, dentre elas Feira de Santana, Itabuna, Jequié. Matéria original blog Clóvis Gonçalves de Irará.