sexta-feira, 19 de setembro de 2014

SANTANOPOLÍS-BA: 908 FAMÍLIAS FORAM BENEFICIADAS COM CISTERNAS DE CAPITAÇÃO DO ÁGUA PARA TODOS

Por Clóvis Gonçalves
Na manha desta sexta-feira (19/9) no salão social do clube Polivalente no município de Santanopolis na Bahia foi de maneira simbólica o ato oficial da de entrega das 908 cisternas para capitação de água de chuva para a produção, esses equipamentos tem o objetivo da sustentabilidade familiar para captação da água de chuva do Programa Água para Todos do governo estadual em parceria com a Ong não governamental  com o Centro de Acessória Acuruá(CAA) da cidade de Irêce na Bahia, Banco do Nordeste, prefeitura municipal de Santanopolis e União das Associações Comunitárias Urbanas e Rurais do Município de Santanopolís, (UNISSAN).


A abertura do foi com a apresentação do grupo de dança formado por meninas adolescentes da comunidade Saco do Mulatos com o tema Ecologia, coreografando a música com a Xote Ecológico de Luis Gonzaga o pronunciamento de Maria das Graças residente no povoado da Queimada Grande beneficiaria do programa e representando as demais famílias que foram contempladas com a entrega das 908 cisternas, composição da mesa formada por representantes de várias entidades, Centro de Acessória Açuruá representada pela assistente social Sirleide Sodré e o coordenador do projeto em Santanópolis Manoel Nogueira Filho, o vice do município prefeito Geraldo Cunha, pela UNISSAN Jonatas Melo, e presidentes de associações rurais,e os professores da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, Leila e Cléber Peixoto, ainda pela manha foi realizado o seminário com o tema Sustentabilidade e Mulheres no Semiárido, a tarde a partir das 14h o palestrante Pedro Melo enfocou o tema Políticas Públicas para a Juventude Rural  em seguida a história da criação da UNISSAN, finalizando com  apresentações de grupos culturais.


Maria Das Graças declarou que havia recebido o seu maior patrimônio depois da sua casa, o seu maior patrimônio material é a sua cisterna,aos seus 42 anos de idade já enfrenta alguns problemas de saúde,isso prá mim é comodidade,é conforto porque ao abrir a porta da minha casa eu dou de cara com a minha cisterna cheinha,tenho também melhor qualidade de vida porque tenho água tratada, e descanso físico,então são vários fatores que me reserva o direito de dizer que tenho o maior patrimônio na minha casa,concluiu.

Rosália de Jesus Lima é a primeira mulher que recebeu o curso capacitação para exercer a profissão de pedreira no município de Santanopolis, ela disse ao repórter Clóvis Gonçalves, que é uma maravilha, gosta de trabalhar como pedreira, e veio a oportunidade com o benefício deste projeto no nosso município e acabei sendo contemplada com a cisterna e com o curso de capacitação para uma nova profissão, me sinto bem demais, o melhor é que eu vou trabalhar ao lado do meu esposo, finalizou Rosália de Jesus com ar de contentamento.(Matéria original: Blog Clovis Gonçalves de Irará).
Famílias Beneficiadas