segunda-feira, 30 de setembro de 2013


PREFEITO  INAUGURA  A  PRAÇA  E ANUNCIA  A  CONSTRUÇÃO DO PSF  DO MURICI


Por Clóvis Gonçalves
Repórter da Rádio Irará FM
30/09/2013



Quando realizou o discurso da Inauguração da Praça Aurelino Alves dos Anjos na comunidade do Murici o prefeito Derivaldo Pinto - PT confirmou em entrevista ao repórter Clóvis Gonçalves da Rádio Irará FM a construção de mais quatro PSF no município, sendo um para a localidade do Murici.

Clóvis Gonçalves – Prefeito o PSF da comunidade do Murici quando será entregue?

Derivaldo Pinto - Ainda este ano, a licitação deverá ocorrer no início de outubro, e até o final deste ano estaremos iniciando a construção da Unidade da Saúde da Família aqui da comunidade do Murici é mais uma marca do nosso governo e uma preocupação nossa com a população, é o nosso trabalho que ainda temos três anos pela frente para continuar fazendo isso aí, e trabalhando pela comunidade.

´Clóvis Gonçalves - Quantos PSFs foram aprovados para Irará?

Derivaldo Pinto - Tivemos quatro PSFs aprovados no município em breve estaremos dando início a construção dessas unidades de saúde para melhorar a atenção básica do nosso município isso ajuda muito porque a saúde básica é aonde faz a prevenção o cidadão vai cuidar da sua saúde de maneira preventiva, nesse trabalho de prevenção nós estamos avançando, para terem uma idéia, nós encontramos o município de Irará com apenas quatro FSFs  até 2014 deixaremos com nove Unidades de Saúde da Família.

 Clóvis Gonçalves - Quais as outras comunidades que receberá os PFSs?

Derivaldo Pinto - Nós já começaremos a funcionar uma unidade de saúde no centro da cidade em breve, onde está funcionando a Secretaria Municipal de Saúde, com a aprovação da SESAB, a equipe está sendo montada, em breve começará a funcionar.

 No início da minha gestão foi ampliado aquele prédio e mais cinco compartimentos com a previsão de fazer uma Unidade de Saúde da Família, a outra unidade será construída na localidade do Corte, o atual espaço físico é locado e não tem estrutura para funcionar como PFS, a outra unidade de saúde será construída na comunidade da Boca de Vázea para atender as outras comunidades próximas, também construído o PSF das localidades da Mangabeira e do Sítio para atender as duas comunidades, estamos trabalhando para ter mais unidade de saúde da família, a nossa meta é ter uma cobertura de 100%  de unidade de saúde no município.

Clóvis Gonçalves - Essa meta será alcançada até o fina do seu mandato?


Derivaldo Pinto - Vou trabalhar para isso, nós encontramos com um pouco menos de 40% de cobertura, hoje estamos próximo de  90% de cobertura com as unidades de saúde da família, continuarei lutando para cumprir a meta,finalizou o prefeito municipal de Irará Derivaldo Pinto-PT.      
PMS  DE OURIÇANGAS  APREENDEM  MOTOCICLETA COM O CHASSIS ADULTERADO  

Por Clóvis Gonçalves
Repórter da Rádio Irará FM
30/09/2013

                                                Foto: Clóvis Gonçalves

Domingo (29) às15 horas, o SD-PM Lopes, abordo da viatura da PM, no bairro Conhecido por Paraguai, em Ouriçangas, observou que vários motociclistas abandonaram  o local em fuga, deixando uma motocicleta, CG150, preta, placa policial JOS 3905, ano 2011. Após averiguação, os PMs constataram que os números do chassis do veículo estavam adulterados.

Após realizarem várias rondas no centro da cidade, identificaram Leandro de Santana Silva, 21 anos, residente na Fazenda Tombador, no município de Aramari, como sendo o homem que abandonou a motocicleta, após a chegada da viatura da polícia Militar.

Ele foi conduzido pela guarnição da Policia Militar para a Delegacia Territorial de Alagoinhas e apresentado ao agente da Polícia Cívil Leilson.


domingo, 29 de setembro de 2013

INAUGURAÇÃO  DA  PRAÇA  AURELINO  ALVES  DOS  ANJOS  E A 5ª LAVAGEM  DO MURICI

Por Clóvis Gonçalves
Repórter da Rádio Irará FM
29/92013


Neste domingo (29) às 10h25min, foi realizada a 5ª lavagem de São Cosme e Damião na da comunidade do Murici em Irará. O cortejo das baianas saiu da localidade da Pedra Branca na zona rural com a Charanga de Irará, animando as pessoas das várias comunidades que acompanhavam o cortejo. O ponto final foi na Praça do Murici,  às margens da BA504.

Às 12h10min, o prefeito de Irará Derivaldo Pinto, junto com Wiliam (camiseta) filho do homenageado, descerrou a faixa de inauguração da praça, que levou o nome de Aurelino Alves dos Anjos, morador da comunidade do Murici desde que nasceu. Derivaldo Pinto confirmou a construção de um PSF na localidade do Muricí, e  informou que a verba está disponibilizada, aguardando apenas o processo licitatório para dar inicio a construção do PSF.

Aurelino Alves dos Anjos, era funcionário público municipal, lotado na secretaria de educação. Muito bem quisto por todos os colegas, amigos e também por todas as pessoas da comunidade onde residia. Era desportista, um apaixonado por futebol e desenvolvia atividades esportivas dentro da comunidade do Murici.

A calma e a tranqüilidade era umas de suas marcas, ele era um homem muito simples, mas com um legado moral de causar inveja, se preocupava muito com as crianças e adolescentes da sua comunidade, para que tivessem uma vida social saudável. Foi presidente da Associação Comunitária e Desportiva, sempre lutando por melhorias para a sua gente e participando de todas as discussões pertinentes à comunidade do Murici e adjacência, que tem uma população aproximada de hum mil habitantes, formada em sua maioria por agricultores rurais. Possui uma escola pública municipal e faz fronteira com o município de Santanópolis. Aurelino perdeu a batalha para um câncer no pâncreas de forma repentina, após ter sido diagnosticado  e iniciado o tratamento. Aos 48 anos, veio a falece em 2012, deixando uma grande lacuna.

Todas as informações sobre Aurelino foram coletadas pelo repórter, através da entrevista  com pessoas de várias idades, residentes na comunidade onde ele morava, colegas de trabalhos e alguns alunos da escola onde ele exercia a função de porteiro, com muita dignidade e respeito. 

*Todas as Matérias Podem ser Reproduzidas desde que seja Citada a Fonte.

UNIÃO PODERÁ PRESTAR ASSISTÊNCIA TÉCNICA AOS MUNICÍPIOS, NA ELABORAÇÃO DE PLANO DIRETOR   

Por Clóvis Gonçalves
Repórter da Rádio Irará FM
29/09/2013

                                                                                   Foto Divulgação

 A Comissão de Finanças e Tributação vai analisar a obrigatoriedade da União prestar assistência técnica e financeira aos municípios que ainda não tem plano diretor, a proposta do senado foi  aprovada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, de acordo com o Ministério das Cidades 1.700 municípios brasileiros forma obrigados a ter um plano diretor para as coordenações urbanas, eles tem acima de 20 mil habitantes ou fazem parte de regiões metropolitanas e aglomerações urbanas, mas a proposta busca proporcionar também aos outros municípios a oportunidade de ter um instrumento de ordenação urbana independentemente de ser ou não obrigados a fazê-lo, a relatora da proposta a Deputada Nilmar Ruis do Partido Ecológico Nacional de Tocantins explica que é muito difícil sobre tudo para os pequenos municípios conseguir recursos para elaborar o seu plano diretor.
“Eu que já fui prefeita, sei da importância de ter um plano diretor em uma cidade para poder normatizar a ocupação urbana, normatizar de que forma os municípios vão crescer só que a maioria desses pequenos municípios brasileiros, não tem  condição técnica para elaborar o plano diretor , como também não tem recursos financeiros para isso” Nilmar Ruis, explicou que a união já reuniu muitas experiências durante a elaboração dos planos dos municípios que foram obrigados a fazê-los, e que deve dividir esse conhecimento com todo país.

A deputada argumentou que os municípios tem inúmeras demandas para atender e os recursos orçamentários nunca são suficiente, por isso rejeitou a emenda que retirava a previsão que a União deveria ajudar financeiramente a elaboração do plano, ela explicou ainda que caberá a comissão de Finanças e Tributação decidir se cabe a União ajudar financeiramente os municípios que ainda não fizeram o seu plano diretor.

Em seguida a proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça, (CCJ) se aprovada, e não houver requerimento para que seja votada pelo plenário da Câmara dos deputados segue para o Senado. (Voz do Brasil)

sábado, 28 de setembro de 2013

REALIZADA  AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA  A PRESTAÇÃO DE CONTAS DO 2º QUADRIMESTRE  DE 2013 - IRARÁ/BA 

Por Clóvis Gonçalves
Repórter da Rádio Irará FM
28/9/2013


Nesta sexta-feira, no salão do Plenário Dr. Aristeu Nogueira Campos, da Câmara Municipal de Vereadores de Irará, foi realizada uma Audiência Pública, referente ao segundo quadrimestre de 2013, da prefeitura municipal de Irará. O Secretário de Finanças Glauber Cerqueira e o controlador do município Jorge Nunes, apresentaram os demonstrativos financeiros, que estão no relatório de gestão fiscal publicado no Diário Oficial do Município e também no site www.irara.ba.oi.org.br.

O Secretário informou, que esta Audiência Pública tem por finalidade  avaliar o cumprimento fiscal das metas prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO,  para o Orçamento fiscal e da seguridade social do município de Irará. Após o término da audiência, o secretário de finanças Glauber Cerqueira concedeu entrevista ao repórter Clóvis Gonçalves.

Clóvis Gonçalves - As verbas do governo federal para os programas sociais, continuam com os mesmos valores?

Glauber Cerqueira - Os programas sociais do governo federal aumentaram a quantidade,  mas os recursos são sempre menores. É  uma crise no pacto federativo. Os municípios estão passando por dificuldades financeira mostrada pela mídia nacional, a gente fica fazendo um esforço enorme para tentar  manter os serviços básicos ofertado para a população.
Clóvis Gonçalves - A lei de responsabilidade fiscal terá que ser respeitada, mesmo a baixa arrecadação por parte do município em 2012?

Glauber Cerqueira - Nós temos que fazer cumprir a lei de responsabilidade fiscal e apresentar a execução orçamentária do município para o segundo quadrimestre referente ao final de agosto de 2013. Ficou claro que as  receitas oriunda dos municípios, de uma forma geral, no Brasil inteiro, se estagnou no período referente ao exercício 2012. O aumento foi de 0,33% de toda arrecadação do município, do ano passado até o mês de agosto de 2013. Novas ações e programas são instalados no  bolo de arrecadação do município e elas precisam ser executadas,  para manter o município funcionando.

Clóvis Gonçalves - Para o município, o que significa as verbas de manutenção?

Glauber Cerqueira - As verbas de manutenção são diferentes das verbas de capitais. As verbas de manutenção são todos os recursos de que dispomos de fundo a fundo. As despesas de manutenção são referentes ao custeio para funcionar a maquina administrativa do município em vários setores, tudo que depende para manter o município funcionando tem um valor considerável, e é essa despesa que onera basicamente uma ação nova.

Clóvis Gonçalves - foi citado nesta audiência que um município vizinho recebe 17 mil reais do SUS, enquanto o gasto com a folha de pagamento dos médicos é no valor R$ 100 mil reais, Como está o município de Irará com as verbas do SUS?

Glauber Cerqueira - Hoje para o hospital temos uma média de arrecadação por AIH - Autorização Internamento Hospitalar, que é uma arrecadação ligada aos internamentos, em torno de 40 mil reais. Só com a folha de pagamento dos médicos e os gastos internos, o valor é de mais de 80 mil reais, somado com as medições, material para higienização e funcionários, a folha chega a 150 mil reais, somente com as despesas do hospital. O município só recebe do SUS 40 mil reais, vale para todos os programas de saúde, como os PSF e o CAPS. O que o município arrecada é insuficiente para fazer frente as despesas e manter os programas. Desse modo o município está sempre desembolsando a contra partida, sempre a mais do que é obrigatório, comprometendo assim outras ações para investir na saúde, porque o que o governo federal repassa é muito pouco.

Clóvis Gonçalves - O município fez adesão junto ao INSS, para aliviar a carga de tributos à Previdência Social, qual o valor deste percentual, ou seja, o perdão? 

Glauber Cerqueira - Referente ao ano de 2012, conseguimos amortizar a dívida do INSS em quase 2 milhões de reais. No ato do parcelamento estava em torno de 11 milhões, mas com todas as inobservância de pagamento de gestores, hoje a dívida real com o INSS é uma dívida impagável. A nova medida provisória do governo federal, acabou beneficiando o município a pagar apenas 1% da sua arrecadação. Pagamos 17 mil reais com um parcelamento de 240 meses, com um perdão de juros e multas referentes ao INSS. Então talvez depois que pagar o exercício de 2013 e com o perdão de juros e multas, essa divida tenha uma queda de aproximadamente 5 milhões de reais, o que seria uma divida real, que terá que ser controlada a partir de agora e para os próximos gestores, mas a divida da previdência social é um problema grave para os municípios.

Clóvis Gonçalves - O pagamento ao INSS do setor privado é diferente do público?

Glauber Cerqueira - O pagamento patrimonial é diferente, e ao contrario, deveria ter um subsídio, são mais 22% de cada funcionário público que é pago ao INSS, isso além do que desconta-se do funcionário. O município paga mais 22% para a Previdência Social, diferente do comerciante que só paga 11% por cada funcionário. Alguns municípios já estão aderindo a previdência própria, para poder fugir dos 22% e pagar somente 11%. Finalizou o Secretário de Finanças do município de Irará Glauber Cerqueira.

*Todas as matérias podem ser reproduzidas desde que seja citada a Fonte


SAIDINHA BANCARIA EM IRARÁ

Por Clóvis Gonçalves
Repórter da Rádio Irará FM
28/09/2013


                                    Foto: Clóvis Gonçalves

Neste sábado (28) às 09h35min, esteve no Complexo Policial de Irará Gildete Francelina Cerqueira, conhecida por Detinha, 63 anos, residente na Fazenda Juazeiro na zona rural do município de Irará, a fim de prestar queixa e solicitar providências aos policiais de plantão, sobre o  roubo do qual fora vítima. Segundo Gildete, após ter sacado no banco Bradesco, agência Irará, a quantia de R$ 700,00 reais (setecentos reais), foi abordada por um homem moreno, na modalidade de saidinha bancaria.    

Em seu relato aos policiais, ela contou que sacou o dinheiro, colocou a metade da quantia  dentro de uma bolsa e se dirigiu para efetuar pagamento na loja Garbosa, que fica situada na Elpídio Nogueira, centro. A outra metade seria para efetuar as compras da semana, na feira livre da cidade; quando surgiu um homem desconhecido, moreno, cabelo cortado baixo, estatura mediana, aparentado idade entre 30 a 35 anos,  perguntando pelo seu filho, conhecido pelo apelido de Nem, dizendo que iria mandar R$ 50,00 para ser entregue ao seu filho, entregou a ela uma nota de cem reais, para descontar  a suposta quantia que seria entregue ao seu filho, a coincidência é que a dona Detinha tem um filho com esse apelido.

Ao abrir a bolsa para entregar-lhe o troco, o bandido tomou-lhe toda a quantia que trazia dentro da mesma, e ainda pediu para que a vítima o aguardasse que voltaria, e saiu a passos apressados em direção à praça do correto, desaparecendo. O  fato aconteceu em frente a loja do Gbarbosa, centro da cidade. Há informações de que este homem, aplicou o mesmo golpe em uma outra senhora, na mesma manhã deste sábado, na feira livre

O registro desta ocorrência foi realizado pelo investigador da Policia Civil, Sérgio.


 IDOSA  DESAPARECE DE RESIDÊNCIA NA FAZENDA JUAZEIRO, EM IRARÁ


Por Clóvis Gonçalves
Repórter da Rádio Irará FM
28/09/2013


FOTO DIVULGAÇÃO
Neste sábado (28), Telma Maciel compareceu ao Complexo Policial de Irará, para registrar o desaparecimento da sua mãe dona Leonor Pereira Maciel, 70 anos, ocorrido na sexta-feira (27), por volta das 16h30min, da sua residência na Fazenda Juazeiro, zona rural do município de Irará. Dona Leonor que atende pelo apelido de Loura, na tarde do desaparecimento estava trajando uma blusa de mangas curtas cor de rosa e sobre a mesma  um casaco de moletom de cor azul, uma calça vermelha e sandálias havaiana.

Dona Leonor (Loura) é de estatura mediana, cabelos curtos, possui a aparência de uma pessoa depressiva. Segundo informações de familiares, ela toma medicação controlada por conta do quadro depressivo. Seus familiares estão extremamente preocupados com o seu desaparecimento.

Qualquer informação ligar para o número 190 da polícia militar ou 75 81081043.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013



HOMEM  OBSERVA QUE ESTA SENDO SEGUIDO, E  USA O CELULAR  PARA  CHAMAR A POLÍCIA


Por Clóvis Gonçalves
Repórter da Rádio Irará FM
27/09/2013


Nesta quinta-feira (26) às 09h50min, a 5ª CIA da Policia Militar do estado da Bahia com sede em Irará, foi contactada via telefone celular por Adailton Ribeiro de Jesus, 44 anos residente no distrito de Bento Simões, que alegou ter sido perseguido por dois homens desconhecidos, que estavam conduzindo uma motocicleta de dados não identificados, quando dirigia-se para a sua residência. Adailton informou ainda, que para despistar os  suspeitos foi obrigado a entrou na casa de uma pessoa que é sua conhecida.

A guarnição da PM que estava na viatura R0032, comandada pelo sargento PM Geraldo e os SDs-PMs Agapito e Paula, foi deslocada para o local, onde foram realizadas várias rondas com o objetivo de localizar os dois suspeitos, mas estes desapareceram sem deixar pistas.   

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

PAI  É  DENUNCIADO PELO FILHO E  É  FLAGRANTEADO  POR POSSE DE ARMA DE FOGO

Por Clóvis Gonçalves
Repórter da Rádio Irará FM
26/09/2013


Nesta quinta-feira (26) às 10h10min, Manoel Pereira de Jesus, 78 anos, residente na Rua São Simão,  zona urbana de Irará, foi apresentado ao Complexo Policial desta cidade, pela guarnição da 5ª CIA da Polícia Militar, composta pelos patrulheiros SDs-PMs  Paula, Agapito, abordo da viatura R0032 comandada pelo SGT-PM Geraldo.

Segundo informações dos componentes da guarnição, Manoel fora denunciado aos PMs pelo próprio filho, Moacir Santos Pereira, 27 anos, em razão do seu pai está agredindo fisicamente a sua companheira Jandira Gomes Santos  de 51 anos, que é a mãe do denunciante, residente no mesmo endereço do agressor.

O filho do casal que reside em Feira de Santana, informou aos policiais civis e militares, que várias tentativas de agressões já foram feitas por seu pai, contra a sua genitora, aos longos dos trinta anos que estão juntos. 

Os policiais militares abordo da viatura R0032,  deslocaram-se para o endereço indicado pelo denunciante, e encontraram o revólver de marca Taurus, com 16 cartuchos calibre 32 intactos,  que estava dentro da residência de Manoel de Jesus. No Complexo Policial Jandira informou aos policiais civis, que arma encontrada foi usada várias vezes por Manoel para lhe ameaçar de morte.

Em razão de mais uma agressão da qual Jandira foi vitima, (queimadura em seu braço direito e no pescoço ,decorrente de algumas peças de roupas em chamas que fora arremessada por Manoel), na delegacia Jandira alegou também que antes de ser queimada, foi agredida fisicamente com vários empurrões e ameaçada de morte. O idoso Manoel Pereira se defendeu das acusações, informando que mãe e filho estavam tramando para tomar-lhe a casa e o cartão da sua aposentadoria, e que já foi agredido várias vezes por Jandira.

O investigador Roque de Assis registrou a ocorrência. Dr. Álvaro,  titular da delegacia de Ouriçangas, respondendo pelo Complexo Policial de Irará, lavrou o flagrante, ficando Manoel Pereira de Jesus, de 78 anos à disposição da justiça.




quarta-feira, 25 de setembro de 2013

PESQUISA  DIVULGA O ÍNDICE DE MULHERES ASSASSINADAS NO BRASIL

Por Clóvis Gonçalves
Repórter da Rádio Irará FM
25/09/2013


Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (25) estima que quase 17 mil mulheres foram mortas no Brasil, entre 2009 e 2011, em um período maior que vai de 2001 a 2011 foram 50 mil assassinatos. Segundo a pesquisadora Leila Posenato Garcia uma das responsável pelo estudo, o que mais chamou a atenção da pesquisadora  foi a magnitude desses eventos, são mortes totalmente evitáveis que não deveria ocorrer de maneira nenhuma, mas que ocorre diariamente em nosso país, são mais de 5 mil mortes por ano, quase 500 a cada mês, mais de 15 mortes por dia, o que representa em média uma mulher assinada de maneira violenta a cada uma hora e meia no Brasil.

A taxa de mortalidade anual é 5,82% óbitos a cada 100 mil mulheres brasileiras. A região com o maior índice é o nordeste, com 6,9%. Entre os estados, o Espírito Santo tem o maior índice de assassinato de mulheres, são 11,24%  a cada 100 mil. A unidade da federação com o menor índice é o estado do Piauí com 2,71%.

Em relação aos métodos utilizados pelos assassinos, 50% dos homicídios se deram com o uso de arma de fogo, 34% com objetos perfurantes, e 6% por enforcamento. (Voz da Bahia) 
         SENADOR  CRISTOVÃO PDT-DF DEFENDE CANDIDATURA SEM PARTIDO



Por Clóvis Gonçalves
25/09/2013


Foto: Divulgação
Senador Cristovão Buarque do ( PDT-DF), defende projeto dele que permite a candidatura  a cargo eletivo, de pessoas não filiadas a  partidos políticos. Ele afirmou que a maioria dos partidos políticos não reflete o que a população quer, além disso tem muita gente não se identifica com nenhum partido e, para o senador Cristóvão Buarque,  essas são duas boas razões para o país adotar a candidatura independente.

“ Nós temos que tolerar mais pessoas se candidatando embora com menos partidos. A saída para isso pode ser a permissão de candidaturas independentes de partidos. A proposta não é a pessoa chegar no Tribunal Eleitoral e dizer que é candidato, a ideia é que para ser candidato, seja necessário um números de assinaturas mínimo, determinado conforme é feito para candidatar-se vereador, deputado  estadual,  federal, senador, governador ou até mesmo para presidente da república, finalizou o senador pelo PTD do distrito federal”. (Voz do Brasil)

Por Clóvis Gonçalves
25/09/2013



"Eu já sabia que Marcelo Nilo tem um verdadeiro privilégio, diferente dos outros parlamentares. Ele abusa", afirma o verador Marco Prisco (PSDB) sobre a denúncia de desvio de função que recaiu sobre o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Marcelo Nilo, e foi divulgada, com exclusividade, pelo site Bocão News, na terça-feira (24). 
Segundo Prisco - que afirmou ficar sabendo da denúncia através do site - "há policiais sim sendo utilizados em outras funções", ressaltou. O edil confirmou que na tarde desta quarta-feira (25) irá se encontrar com o sub-tenente Evaldo Silva, "que me procurou. Hoje iremos conversar e sei que ele irá provar por A mais B que tudo isso é verdade", afirmou. 
Sobre a repercussão do caso, Prisco avalia que a denúncia reflete sobre as Bases Comunitárias, já que "são instaladas várias UPPs e não tem efetivo. É necessário que o PM trabalhe na Assembleia porque melhora o salário dele, mas muitos reclamam das funções exercidas. Espero uma posição séria do Governo do Estado", concluiu.(Voz da Bahia)

BERIMBAU: POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DE SEQUESTRAR IRMÃS E ESTUPRAR UMA DELAS 

Por Clóvis Gonçalves
25/09/2013
Luciano Cruz Amparo 26, anos é acusado de sequestrar na última segunda-feira (22) duas mulheres que trafegavam de bicicleta próxima a uma fábrica de material hospitalar em Conceição do Jacuípe (Berimbau). 
Segundo a PM, o rapaz conduziu as vítimas até um pasto de uma fazenda que existe nas proximidades da referida fábrica.  Ainda de acordo com a polícia, as vítimas que são irmãs foram roubadas pelo agressor que em seguida estuprou uma das mulheres, enquanto mantinha a outra sob a mira de um revolver.
  Os policiais informaram ainda, que após o ato, o suspeito fugiu por uma estrada vicinal utilizando a bicicleta de uma das jovens que foram socorridas por populares e encaminhadas ao Hospital municipal. As irmãs prestaram queixa da na Delegacia da cidade. 
Os investigadores relataram que o suspeito  foi encontrado na cidade vizinha de Amélia Rodrigues, e preso em flagrante ficando a disposição da Justiça. A Polícia trabalha coma hipótese de luciano ser autor de outros atentados contra mulheres da região.(Voz da Bahia)

SENADO APROVA PROJETO QUE RESTRINGE "SAIDÃO" DE PRESO
Por Clóvis Gonçalves
25/2013

Proposta extingue benefício a criminosos reincidentes e estabelece limite de uma saída por ano. Texto depende do aval da Câmara dos Deputados


Presos em cela na penitenciária do bairro de Neves, em São Gonçalo, Rio de Janeiro
Penitenciária em São Gonçalo (RJ): senadores aprovam saída de "festas" somente para réus primários 
O Senado aprovou, nesta quarta-feira, um projeto que restringe o direito aos "saidões" de detentos durante feriados e dias festivos. A proposta recebeu o aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Como tramita em caráter terminativo, o texto segue agora direto para a Câmara dos Deputados.
Pelo projeto, apenas criminosos primários terão direito ao benefício - ainda assim, com o limite de uma saída por ano, por um período máximo de sete dias.
A proposta, de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), havia sido debatida na semana passada. Por isso, a votação desta quarta-feira foi rápida, sem novo debate.
Relator do projeto, o senador Pedro Taques (PDT-MT) citou um dado significativo em seu parecer: 2 416 presos que deixaram a cadeia para o natal e a virada do ano em 2012 não retornaram no prazo devido.
"A sociedade não deve ser utilizada como instrumento de aferição da capacidade do preso de retorno ao convívio social, tornando-se refém das inúmeras fugas e delitos que ocorrem durante esse período", afirmou o senador em seu relatório.
O benefício do "saidão" é concedido a presos que estejam no regime semiaberto, após terem cumprido ao menos um sexto da pena.(veja)

Recomendados para você

terça-feira, 24 de setembro de 2013

VEÍCULO  TOMBA  E CAI  DENTRO DE UM AÇUDE EM OURIÇANGAS


Por Clóvis Gonçalves
Repórter da Rádio Irará FM
22/09/2013


Domingo (22) às 10h20min, um jipe de cor prata modelo samgeong, placa policial JSJ 1206, licença não informada, conduzido por Osvaldino de Matos Sales Filho, residente em Alagoinhas, tombou e caiu dentro de um açude que fica na localidade conhecida por Coqueiro, no município de Ouriçangas. Segundo consta nos registros policiais,  o veículo ficou totalmente submerso e o condutor estava sem acompanhante.

Ele foi levado para o hospital de Ouriçangas e após ter  recebido atendimento médico  foi liberado, já que seu estado de saúde não inspirava maiores cuidados.

As informações foram passadas à 5ª CIA com sede em Irará, pelo Sargento Farias, do pelotão da Policia Militar de Ouriçangas, também foi deslocada uma viatura para o local do acidente.


PRF COMPRA HELICÓPTERO POR R$ 14 MILHÕES E NÃO VOA


Por Clóvis Gonçalves
Repórter da Rádio Irará FM
24/09/2013


 Frasista exímio, o economista Delfim Netto disse certa vez: “se o governo comprar um circo, o anão começa a crescer.” Sob a lona do Ministério da Justiça, há um helicóptero do tipo Bell 412 que não sai do chão. Foi comprado em setembro de 2010, ainda sob Lula. Custou R$ 14 milhões.

Os repórteres João Valadares e Breno Fortes contam que a aeronave deveria ser usada em missões da Polícia Rodoviária Federal. Voou durante escassos oito meses, entre março e outubro de 2012, já sob Dilma. Desde então, não sai do hangar. Por quê? Falta um contrato de manutenção.

Além do dinheiro torrado no helicóptero, o governo investiu na formação de quatro pilotos. Enviou-os para os EUA. Treinaram por dois meses, entre maio e junho de 2010. Sem poder levantar voo, não tiveram como realizar os testes de renovação de licença exigidos pela Agência Nacional de Aviação.

Dos quatro pilotos, três estão com as licenças vencidas. Foram deslocados para o serviço burocrático da Polícia Rodoviária. A licença do quarto piloto expira no final deste mês de setembro. A Anac suspendeu também o Certificado de Aeronavegabilidade do helicóptero Bell. A inspeção anual da aeronave venceu em janeiro. Como se vê, o governo às vezes faz o pior o melhor que pode.(blogdoFerraz)

OPERAÇÃO AGRO-FANTASMA COMBATE DESVIOS DE RECURSOS DO PROGRAMA FOME ZERO


Por Clóvis Gonçalves
Repórter da Rádio Irará FM
24/92013

Operação Agro-Fantasma combate desvios de recursos do Programa Fome Zero
Curitiba/PR – A Polícia Federal deflagrou, nesta manhã (24/9), a Operação Agro-Fantasma, com o objetivo de combater um grande esquema de desvio de recursos públicos, oriundos de um dos programas do “Fome Zero”, do Governo Federal, denominado PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, da ação de Compra Direta da Agricultura Familiar com Doação Simultânea –, repassados pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) a associações e cooperativas rurais.
 Policiais federais dão cumprimento a 11 mandados de prisão preventiva, sete mandados de suspensão cautelar da função pública, 37 mandados de busca e apreensão e 37 mandados de condução coercitiva, em 15 municípios do Paraná, além de Bauru/SP e Três Lagoas/MS, todos expedidos pela 2ª Vara Criminal da Justiça Federal de Curitiba/PR. A Operação Policial conta com a participação de cerca de 200 policiais federais.
 A investigação, iniciada em 2011, foi realizada pela Polícia Federal na cidade de Guarapuava/PR, a partir da deflagração de outra operação, denominadaFeira Livre, que investigou as fraudes em um dos municípios. Foram investigados 22 programas dos anos de 2009 a 2013, nos municípios paranaenses de Guarapuava, Foz do Jordão, Honório Serpa, Candói, Ponta Grossa, Irati, Rebouças, Teixeira Soares, Inácio Martins, Fernandes Pinheiro, Itapejara D’Oeste, Goioxim, Pinhão e Querência do Norte.  Em todos os programas investigados, foram encontradas evidências de desvio de recursos.
 Até o momento, 58 pessoas foram indiciadas pelos crimes de apropriação indébita previdenciária, estelionato contra a CONAB, quadrilha ou bando, falsidade ideológica, ocultação de documento, peculato doloso, peculato culposo, emprego irregular de verbas públicas, prevaricação, condescendência criminosa e violação de sigilo funcional, todos previstos no Código Penal Brasileiro. Funcionários que compõem a cúpula da CONAB/PR e fiscais ligados ao grupo estão sendo afastados, em razão de fortes indícios de participação nos crimes.
O programa investigado (PAA - Programa de Aquisição de Alimentos) foi implementado em 2003 e movimenta anualmente bilhões de reais em todo o Brasil.