segunda-feira, 29 de abril de 2013


IRARÁ:  FINAL DO CAMPEONATO SOCIETÉR, SANTOS É O CAMPEÃO 2013

Por Clóvis Gonçalves – repórter da Rádio Irará FM

28/04/2013
                                              Fotos: Clóvis Gonçalves
Santos de Matias CAMPEÃO da edição 2013 de futebol Societer.
Neste domingo (28) no campo da AABB de Irará aconteceu a grande decisão de futebol masculino na modalidade Societer entre as equipes do Santos de Matias e o Cajufla, com a vitória do Santos, pelo placar de 2 x 0 no tempo normal, gols assinalados no primeiro tempo por Neto taxista, no segundo tempo o jogador Marquinhos ampliou o placar para o time do Santos. Com esse resultado o Santos de Matias foi CAMPEÃO edição 2013, ficando a equipe do Cajufla com o vice-campeonato.

Cajufla vice-campeão
No primeiro turno, o time do Santos foi o campeão, enquanto o time do Cajufla foi o campeão do segundo turno. As duas equipe foram para a decisão sem vantagens. Segundo o regulamento, se o jogo deste domingo em seu tempo normal terminasse com as duas equipes empatadas por qualquer resultado, iriam para a cobrança de pênaltis.





O campeonato em sua edição 2013 começou no mês de março com oito equipes, duas desistiram e seis deram seguimento à competição, com jogos realizados as quarta- feiras e aos domingos. O jogador Marcos da equipe do Santos recebeu premiação pela artilharia da competição e Marinho do Cajufla por ser o melhor goleiro.                           

Árbitros da partida
O arbitro central, Carlos José (FBF) de Coração de Maria foi auxiliado por Bébe e Adriano ((FBF).

Na preliminar enfrentaram-se as equipes de futebol feminino com o Pituba Futebol Clube vencendo a preliminar contra o time do Barrado Esporte Clube pelo placar de 8 x 2. Os gols marcados para o Pituba no primeiro tempo foram de Nelma 2, Vani 1, Rafaela também 1. No segundo tempo o placar foi aumentado com 1 gol de Diana, e 1 de Vaní. Para a equipe do Barrado, Mércia e Nete um gol cada. 

domingo, 28 de abril de 2013



NORDESTINO  é agredido por grupo de 7 neonazistas (COVARDES) armados com facas, soco inglês e bastão em Niterói.



Por Clóvis Gonçalves - Repórter da Rádio Irará FM 

27/04/2013
Foto: Divulgação

A cada dia que passa um novo caso de preconceito contra o povo nordestino é visto no Brasil, em sua grande maioria na internet, principalmente nas redes sociais, porém, infelizmente essa prática CRIMINOSA não se limita ao mundo virtual, e acaba muitas vezes acontecendo na vida real, como o caso de hoje, onde 7 COVARDES, CRIMINOSOS, RACISTAS, entre tantos outros termos que só podemos usar ao descrever pessoas desse tipo, que agrediram Sirlei dos Santos, (com armas) pelo simples fato de ser um NORDESTINO!

A
Nação Nordestina é hoje a maior página destinada a valorização da cultura nordestina do planeta, e sempre deixei muito claro que nosso foco é falar do que o Nordeste tem de bom, porém, como sempre falo aqui que o melhor do Nordeste é o NORDESTINO, não podemos ficar calados diante de um crime bárbaro e imbecil contra nosso maior patrimônio: NOSSO POVO! (Informação Nação Nordestina)
Parte inferior do formulário





 Por Clóvis Gonçalves - Repórter da Rádio Irará FM 

27/04/2013 


Foto: Divulgação
A Igreja Cristã Contemporânea, fundada no Rio de Janeiro em 2006, inaugura oficialmente um templo na capital paulista neste sábado (27). O espaço fica em Tatuapé, na zona leste da capital paulista. Conhecida por aceitar gays, celebrar uniões entre pessoas do mesmo sexo e defender que a Bíblia não condena a homossexualidade, o templo religioso vinha há cerca de três meses realizando cultos em um salão de festas improvisado em São Paulo. De acordo com seus dirigentes, durante este tempo, o público era de cerca de cem pessoas. Coma contabilização dos seis templos que tem no Rio de Janeiro e um em Belo Horizonte, estima-se que o público total de fieis seja de cerca de 1,8 mil pessoas, conforme os líderes religiosos. Quem a frequenta é, na maioria, evangélico que teve o primeiro contato com a religião em igrejas conhecidas como mais tradicionais e deixou de frequentá-la em função da homossexualidade. (Uol)


 Por Clóvis Gonçalves - Repórter da Rádio Irará FM 

27/04/2013 
                                                Foto: Arca Universal
Fiéis oram na porta da Universal após fechamento
O governo de Angola baniu a maioria das igrejas evangélicas brasileiras do país e acusa as entidades de praticar "propaganda enganosa" e "se aproveitam das fragilidades do povo angolano". Cerca de 15% da população angolana é evangélica, fatia que tem crescido, segundo o governo. Em 31 de dezembro do ano passado, morreram 16 pessoas por asfixia e esmagamento durante um culto da Igreja Universal do Reino de Deus em Luanda. O culto reuniu 150 mil pessoas. Após o episódio, o governo abriu uma investigação. Em fevereiro, a Universal e outras igrejas evangélicas brasileiras no país, a Mundial do Poder de Deus, Mundial Renovada e Igreja Evangélica Pentecostal Nova Jerusalém, foram fechadas. No dia 31 de março deste ano, o governo levantou a interdição da Universal, única reconhecida pelo Estado. (Bahia Notícias)

Associação de defesa dos consumidores questiona limitação de download do 4G

27/04/2013

Por Clóvis Gonçalves - Repórter da Rádio Irará FM

27/04/2013

Foto Divulgação
A  Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) entregará, na próxima segunda-feira (29) à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), um ofício no qual questiona os primeiros passos da internet móvel com tecnologia de quarta geração (4G) no Brasil. Entre as argumentações está a de que a limitação de downloads abreviará a alta velocidade alardeada como a grande vantagem do novo serviço.
“É como você pagar por uma carruagem que no meio do caminho vira abóbora”, explicou a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci. “Quem contrata o serviço 4G quer transmitir muitos dados de forma rápida. Se as operadoras põem um limite de quantidade de dados e decide que, ao atingi-lo, a velocidade da rede diminui, elas, de certa forma, estão enganando o consumidor”.

De acordo com a Proteste, o lançamento da 4G “pode ser caracterizado como propaganda enganosa porque aparelhos mais caros acabarão sendo usados para velocidades menores”. Além disso, a entidade critica o fato de os aparelhos vendidos atualmente, configurados para as faixas já leiloadas – de 2,5 giga-hertz (GHz) – não poderão ser usados para a 4G na frequência de 700 mega-hertz (MHz) , com previsão de ser leiloada no ano que vem.

“Ou seja, depois de assinar o contrato de fidelidade com a operadora e se dar conta da limitação de download, o consumidor que precisa transmitir e receber grande quantidade de dados se verá na obrigação de aderir a um outro plano, certamente mais caro. Além disso, se quiser migrar para outra operadora, da faixa de 700 Mhz, ele terá de adquirir outro aparelho”, explicou Maria Inês. “O problema é que nada disso está sendo informado”.

A Anatel informou que só se manifestará sobre o assunto após receber o ofício. (Agencia Brasil)

NOVA  DIRETORIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA DE IRARÁ

Por Clóvis Gonçalves repórter da rádio Irará FM

25/04/2013
                                             Fotos: Clóvis Gonçalves

Nesta quinta feira (25) às 16h45min no Anexo da Secretaria de Educação reuniram - se em Assembleia Ordinária,  representantes de instituições financeiras, como Banco do Brasil, Casa Lotérica, Caixa Econômica Federal, comerciantes representados pelo presidente da Associação dos Comerciários de Irará Vitor de Oliveira, promotor do evento, representado a Policia Militar do estado da Bahia,  Ten - PM Juarez Silva comandante da 5ª CIA de Irará que fez a explanação da logística do conselho, secretários do governo municipal, membros do poder legislativo, sociedade civil organizada, e comunidades urbana e rural de Irará para reativar o Conselho Municipal de Segurança pública, criado entre 1999 e 2001, desativado desde 2011.

Nesta Assembleia Ordinária foi criada uma comissão provisória para encaminhar o processo eleitoral da nova diretoria do Conselho de Segurança Municipal.

Segundo o presidente da ACEI Vitor Oliveira, este encontro foi provocado por vários outros encontros que estavam acontecendo por conta da grande preocupação com a segurança pública do município, “tivemos várias reuniões com a promotoria pública da comarca de Irará, com a delegada titular da Polícia Civil de Irará Drª Edleusa Suely Ramos, com o comandante da 5ª CIA da Policia Militar, o Ten- PM Juarez Silva e com vários seguimentos da sociedade. Comerciantes e bancos clamavam por soluções, devido o índice de assaltos contra estabelecimentos comerciais na cidade que teve o número aumentado no mês de abril, de acordo com dados estatísticos da pela polícia militar”.

segunda-feira, 22 de abril de 2013


SEGUNDA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA  CIDADE DE IRARÁ
Por Clóvis Gonçalves – rádio Irará FM
22/04/2013                           Fotos: Clóvis Gonçalves
Segunda-feira (22) ás 09h40m no Centro de Juventude de Irará, foi realizada a Segunda Conferência Municipal da Cidade de Irará com o tema “Quem Muda a Cidade Somos Nós”. A Conferencia tem como finalidade discutir propostas e eleger delegados para a 5ª Conferencia Estadual das Cidades que será realizada de 05 a 08 de agosto de 2013, e para a Conferencia Nacional das Cidades, que acontecerá no Distrito Federal, no mês de maio deste ano em consonância com o decreto estadual 10.332/20027 e o decreto federal 5.790 / 2006. O Secretário de Infra Estrutura Agnaldo Francelino fez um breve pronunciamento de abertura do evento.

A Conferência contou com as presenças: da representante do governo do estado da Bahia a palestrante Eleonora Márcia, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Prefeito Derivaldo Pinto, Presidente da Câmara de Vereadores Antônio Carlos Alves e do representante da Policia Militar do estado da Bahia, Ten-PM Juarez comandante da 5ª CIA em Irará, e da sociedade civil organizada.
Após a participação no evento, a palestrante Eleonora Márcia, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e representante do governo do estado da Bahia concedeu entrevista ao repórter Clóvis Gonçalves para a rádio Irará FM: “viemos debater o tema da conferência que diz respeito a implantação do desenvolvimento e reforma urbanas.  Nós já estamos trabalhado nesse sentido, ou seja de poder estar disseminando os conceitos do que é o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, e nesse caso da 5ª Conferencia das Cidades, a edição de 2013 está propondo discutir quatro eixos: o controle da participação social, fundo nacional do desenvolvimento urbano, integração das políticas setoriais e as garantias das funções sociais das propriedades e da cidade”.
São conceitos que já se discutiu na primeira Conferência em 2003, mas os acontecimentos destes dez anos e o que se construiu, evidenciou que precisamos aprofundar essas discursões nos municípios no sentido de fazer com que o sistema nacional também chegue aos municípios e possa estar construindo um sistema democrático com a participação de todos.
Clóvis Gonçalves: os municípios estão preparados para essas conferencias?
Eleonora Márcia: de fato nós temos grandes desafios na Bahia.  Em metade dos municípios que participaram da última conferência, o governo do estado percebeu a necessidade e o desafio que é ampliar a participação dos municípios. Irará tem um histórico, está em sua segunda Conferência, tem um plano diretor instituído em dezembro de 2009, tem a previsão da instalação de um conselho da Cidade, então a gente vê que é um município que está inserido neste processo por isso é uma satisfação grande estar aqui junto com população debatendo.
Clóvis Gonçalves: em seu pronunciamento, citou a Reforma da Regulamentação Fundiária Urbana, ela está inserida neste contesto?
Eleonora Márcia: sem dúvida nenhuma, aliás é a base para outras políticas urbanas. Quando falamos na função social urbana é para que avance a regularização fundiária. É um processo que envolve o poder público e todo um sistema cartorial e de registro de imóveis que está instalados no município, para que de fato possamos democratizar o acesso à terra urbanizada. Finalizou.

domingo, 21 de abril de 2013



O ENCONTRO DE DUAS GERAÇÕES DE ARTISTAS DA CULTURA POPULAR 

Por Clóvis Gonçalves – repórter da rádio Irará FM

21/04/13
                                             Fotos: Clóvis Gonçalves

Sábado (20) às 22h10m “Vamos puxar pela memória, nesta noite quase fria e muito atrativa”, com essa frase o apresentador do evento Sérgio Cabeira declarou aberto mais um recital de poesia “Vinhos e Versos”, desta vez com a participação especial de Bule Bule, como parte da programação do Segundo Encontro Feminino de Capoeira, evento realizado no município de Irará de 19 a 21 de abril de 2013. 

Tivemos o encontro de duas gerações de artistas da cultura popular brasileira, estamos falando de Bule- Bule, poeta, cordelista e repentista, nascido na cidade de Antônio Cardoso, e radicado no município de Camaçari-Ba desde de 1968, conhecido em vários países da Europa, e do Iraraense Kitute, poeta cordelista, vocalista da banda de reggae “Nação Karírí”, estudante de publicidade e um dos fomentadores da cultura popular em Irará, juntamente com um grupo de amigos comprometidos com a cultural popular do município. 

A apresentação do recital de poesia “vinhos e Versos” é organizada da seguinte forma: o vinho serve de inspiração para a recitação da poesia que se dá de forma aberta e democrática, de sua autoria ou não. 

Também foi realizada uma exposição de fotografias do feirense Daniel Sales, a professora Nadir Moura foi homenageada pelos mestres de capoeira.

BULE  BULE FAZ MAGNÍFICA APRESENTAÇÃO EM IRARÁ

        Por Clóvis Gonçalves – repórter da rádio Irará FM
        21/04/2013
                
              Fotos: Clóvis Gonçalves







Depois de uma magnífica apresentação para os Irarenses, o repentista, cordelista e poeta Bule Bule anunciou o lançamento do seu mais novo trabalho. Trata-se de um livro que será lançado no dia onze de maio deste ano. Após apresentação, ele foi entrevistado pelo repórter Clóvis Gonçalves, da rádio Irará FM.
Clóvis Gonçalves: Tem algum trabalho novo?

Bule Bule: Como repentista todo trabalho é novo porque os versos são feitos na hora, com relação a publicação de cordel o lançamento recente. No dia onze de maio de 2013 estarei lançando o livro de poemas intitulado “Um Punhado de Cultura Popular”. Em sua segunda edição, este livro contará com maior número de mais poemas. O lançamento será na cidade de Cruz da Almas, depois se a cidade de Irará continuar me dando apoio, poderá ser lançado aqui, com a presença deste repórter também participando do lançamento, descontraiu Bule Bule.

Clóvis Gonçalves: Qual a sua perspectiva com relação ao encontro destes dois monstros sagrados: um conhecido internacionalmente Bule Bule, que recentemente gravou um documentário para rede de televisão do exterior e o nosso Iraraense Kitute, cordelista e poeta?

Bule Bule: Um encontro de total sucesso, pois meu respeito pelo cordelista Kitute é enorme, desse modo, com duas pessoas que se respeitam no mesmo palco o sucesso é certo e grandioso, afirmou.

Bule Bule falou do seu trabalho na Europa, onde é muito reconhecido. No dia 8 de março fez um show em Lisboa e na Espanha, todos com casa cheia. 63 shows na Alemanha sempre com casa cheia. Nos Estados Unido fez uma temporada de 14 dias com o público prestigiando o seu trabalho. Quando o repórter perguntou da receptividade do seu trabalho no Brasil, ele informou que canta muito pouco na Bahia, mas que em outros estados brasileiros é muito prestigiado pela mídia e pelo público. “Tem uma festa popular no estado do Ceará, da qual sou o garoto propaganda há oito anos; em Brasília tem uma a feira itinerante conhecida por Brasil Contemporâneo, onde sou o garoto propaganda também há oito anos; no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Brasília essa feira também é itinerante, acontece de duas a três vezes por ano, então eu canto pouco na Bahia. Aonde eu vou levo gente que me conhece, mais nos outros estados do que aqui na Bahia, terra do Axé. Mesmo tendo outros movimentos culturais, a Bahia não respeita a cultura de raiz, disse Bule Bule, os governantes não ligam, quem está com o dinheiro é o governo. 
Clóvis Gonçalves: Nos últimos anos Bule Bule foi garoto propaganda do governo do estado da Bahia? 

Bule Bule: Não porque a cabeça dos secretários são diferentes, o governo está lá no seu pedestal maior e quem contrata são os secretários, se eles não tem uma pegada de cultura de raiz não tem para onde ir. 

Clóvis Gonçalves: Quando o Sr. desenvolve o seu trabalho, culturalmente se sente mais brasileiro no exterior ou dentro do seu próprio país? 

Bule Bule: Na questão de brasilidade a minha não tem como comparar, se o Brasil não quer conhecer o Brasil o problema é dele, eu sou brasileiro e não troco por nada. Finalizou Bule Bule. 



sábado, 20 de abril de 2013


IRARÁ  SEDIA O SEGUNDO ENCONTRO DE CAPOEIRA FEMININO

Por Clóvis Gonçalves – repórter da rádio Irará FM – 19/04/2013

                                   Fotos: Clóvis Gonçalves

 Nesta sexta-feira (19) ás 14h30m no salão da Sociedade Litero Musical 25 de dezembro de Irará, aconteceu a abertura do Segundo Encontro de Capoeira Feminino, que irá até o dia 21 de abril de 2013, com o tema é “Mulher na Capoeira Tem Dendê na Roda”. O encontro contou com as presenças de representantes da MIC na Bahia, Thereza Cristina, do IPHAN Paula Fernandes e Waya Silveira, da Fundação Zumbi dos Palmares Veronica Nairob, o Secretário de educação de Irará, Márcio Jambeiro, Dací Lima vereadora e vários mestre de capoeira, entre eles mestre Felipe aos seus 86 anos que é filho de capoeirista e ainda joga capoeira, mestre Macaco, mestre Cabeludo da academia Porto da Barra, mestre Kakoe mestre Bendengó.


O prefeito Derivaldo Pinto em seu pronunciamento informou que irá implantar a capoeira na rede de ensino do município e criticou as verbas que são disponibilizadas para a cultura e alguns projetos, alegando que seus valores são ínfimos.


O Secretário de educação de Irará Márcio Jambeiro entregou certificados de conclusão do curso de formação dos alunos “Capoeira na Escola”.

Este encontro foi articulado e organizado pela monitora Negona, como ela prefere ser identificada, realizado por todos os grupos de capoeira do município de Irará sob a supervisão do mestre Cabeludo e com o apoio da prefeitura municipal de Irará. Negona também desenvolve um projeto “Crianças Cabeludas” na comunidade da Tapera Melão, zona rural de Irará. O nome do projeto é uma alusão ao mestre Cabeludo.
Cabe destacar a grandiosa colaboração de Sandra Félix para o sucesso deste primeiro dia de encontro. Os mestres de capoeira criticaram duramente as esferas dos governos federal e estadual pela falta de apoio em todos os âmbitos a capoeira, com exceção da prefeitura  município de Irará que sempre colabora. A Banda de reggae Zimbábue finalizou o primeiro dia do encontro ás 21H00 na Praça Pedro Nogueira (Barra). 

COMANDANTE  DA 5ª CIA PROPÕE A REATIVAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

Por Clóvis Gonçalves – repórter da radio Irará FM

20/04/2013
                                       Foto: Clóvis Gonçalves
Ten _ PM Juarez
O tenente Juarez da Policia Militar do estado da Bahia e comandante da 5ª CIA sediada em Irará, comerciantes, comunidades e instituições financeiras, estão propondo a reativação do Conselho Municipal de Segurança Pública de Irará, que já existe desde 2011. O objetivo é a maior interação entre a polícia e a comunidade, a fim de canalizar todos os anseios, problemas e dificuldades. “Para isso precisamos contar com o apoio das comunidades, através do Conselho Municipal de Segurança Pública, da congregação de lideranças comunitárias, para que estes possam auxiliar no trabalho da polícia contra a criminalidade e também promover eventos comunitários” Informou o tenente.

O envolvimento das comunidades é de fundamental importância no processo de colaboração com as Instituições de Segurança Pública, bem como no esforço da prevenção e combate ao crime.

O Conselho de Segurança Municipal vai funcionar como um canal aberto entre a polícia e a comunidade, para que assim possamos traçar e gerenciar os recursos, fazendo um trabalho mais pontuado nas áreas de vulnerabilidade. Precisamos ter um conselho que possa propor melhorias no serviço da polícia no combate as ações dos meliantes.

Recentemente, (abril de 2013) foi realizada uma reunião promovida pela Associação Comercial Empresarial de Irará, (ACEI) em sua sede, o tema foi Segurança Pública. Participaram representantes das Policias Civil e Militar, bancos e comunidades em geral e as discursões foram bastante proveitosas.
   

quinta-feira, 18 de abril de 2013


CÂMARA  DE VEREADORES DE IRARÁ RECUPERA O CRÉDITO

Por Clóvis Gonçalves, repórter da rádio Irará FM

18/04/2013

Fotos: Clóvis Gonçalves







A Câmara de Vereadores de Irará resgatou a credibilidade junto as instituições financeiras, (bancos) e fornecedores do município de Irará e também em outros municípios.

O presidente da Câmara Antônio Carlos Alves declarou ao repórter Clóvis Gonçalves da rádio Irará FM, que efetuou o resgate de cheques sem fundo que haviam sido emitidos no ano de 2009. Esta situação levou a negativação da Casa da Cidadania e também sua inscrição no CCF – Cadastro de Cheques sem Fundos junto ao Banco Central do Brasil. De fato e de direito, a câmara de vereadores de Irará está com o seu crédito moral e financeiro completamente restituído, informou o presidente Antônio Carlos.




POLICIAIS  CIVIS RECUPERAM SEGUNDO LOTE DE PEÇAS DE POP 100

Por Clóvis Gonçalves, repórter da rádio Irará FM

18/04/2013
                                             Foto: Clóvis Gonçalves

Nesta quarta-feira (18) ás 10h20m, a equipe do Serviço de Investigação do Complexo Policial de Irará recuperou e apresentou o segundo lote de peças de uma motocicleta Honda, modelo pop 100 de cor preta, placa policial WGK 0176: um pneu traseiro, um tanque de gasolina, uma balança, uma caixa de ar e  uma catraca. Essas peças foram encontradas dentro do mato, na Rua São Simão, local onde foi encontrado o primeiro lote de peças da pop 100.

O veículo foi furtado na madrugada de sábado, 11/02/13, na Rua Mangabeira, e desmanchada por um grupo de adolescentes, envolvidos tanto no furto, quanto no desmanche do primeiro lote das peças.

quarta-feira, 17 de abril de 2013


LADRÃO  TAMBÉM TEM O SEU DIA DE PERDER


Por Clóvis Gonçalves repórter da rádio Irará FM

17/4/2013

Foto: Clóvis Gonçalves
Nesta terça-feira (16) por volta das 21h30, Dilton Rodrigues Miranda, 24 anos, residente em Feira de Santana, sofreu um acidente ao cair de uma moto CG 125 de placa policial NTR 4246, licença de Feira de Santana. Em razão do trauma craniano e de ferimentos leves sofridos no momento da queda, Dilton que estava pilotando a moto, foi conduzido pela polícia para o hospital Dr. Deraldo Portela, no município de Irará. A equipe médica optou por remove-lo para o hospital de Feira de Santana. Por se tratar de um acidente de trânsito com vítima, a 5ª CIA da Polícia Militar foi acionada.

Na quarta-feira (17/4/2013 pela manhã, para a surpresa de todos, a polícia foi informada de que o acidentado era ladrão, pois compareceu na 5ª CIA o proprietário da referida moto, Glauber Santos Pereira, endereço não revelado, dizendo que havia sido vítima de assalto na noite anterior, nas proximidades do entroncamento no Posto Trevo e informando para a polícia as características da moto que havia sido tomada de assalto.

Os policiais militares descobriram então, que a suposta vítima do acidente era o assaltante Dilton Rodrigues Miranda. Com a confirmação da vítima do assalto o bandido recebeu voz de prisão em flagrante.

Em razão do trauma que sofreu ao bater com a cabeça no solo, no momento da queda, Dilton foi conduzido à Policlínica do tomba, em Feira de Santana pela guarnição da 5ª CIA sediada em Irará e comandada pelo SD PM R. Souza, depois foi apresentado a autoridade policial Drª Monica Oliveira, na delegacia de Feira de Santana, onde foi lavrado o flagrante, agora ele vai ficar à disposição da justiça.

terça-feira, 16 de abril de 2013



MINISTÉRIO  PÚBLICO ACIONA A EMBASA NA JUSTIÇA POR MÁ PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Por Clóvis Gonçalves repórter da rádio Irará FM - 16/04/2013

                                               Foto: Divulgação

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) foi acionada na Justiça, nesta segunda-feira (15), pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). Na ação, a empresa é acusada de omissão na prestação de um serviço eficaz de fornecimento de água no município de Maracás, no sudoeste baiano. “Nos últimos 40 dias, a situação piorou completamente, pois o fornecimento deste recurso natural de importância fundamental para a vida de todos os moradores desta comuna foi totalmente interrompido”, diz o promotor de Justiça Marcos Peixoto, que afirmou ainda ter recebido centenas de reclamações e até um ofício da Câmara de Vereadores contra a companhia. Segundo o MP-BA, a falta do recurso tem comprometido a saúde dos munícipes que estão privados do produto para beber, cozinhar, fazer higiene pessoal e outras tarefas de casa, além de comprometer o funcionamento de escolas, postos médicos e creches. Antes de decidir ingressar com o processo, o promotor convocou os cidadãos que compareceram em massa à sede do órgão com reclamações sobre o problema provocado pela Embasa que, mesmo sem fornecer a água, continua com as cobranças pelo serviço. Peixoto também enviou ofício à instituição com pedido de explicações, mas a resposta, pontua ele, “trouxe desculpas e promessas que não são capazes de dirimir a situação de calamidade em que estão vivendo os munícipes da sede e da zona rural de Maracás". Caso a liminar seja acatada, a Embasa terá que normalizar, no prazo máximo de 10 dias, o fornecimento de água em Maracás. (Bahia Noticias)

IDOSO  DE 90 ANOS É PRESO ACUSADO DE ESTUPRAR A BISNETA DE CINCO ANOS

Por Clóvis Gonçalves repórter da Radio Irará FM

15/4/2013

Mais uma barbaridade cometida contra criança, desta vez o palco da violência foi o município de Santa Bárbara, onde o idoso Manoel das Mercês, 90 anos de idade está detido na delegacia territorial de Santa Bárbara, acusado de molestar e praticar estupro contra a sua bisneta de apenas cinco anos de idade usando o próprio dedo.

Segundo informações da   delegada titular de Santa Bárbara, Drª Joanice Santana, não houve penetração, mas abuso e laceração dos órgãos genitais da criança. O acusado teria usado o próprio dedo para tocar as partes intimas tentando a penetração.

A mãe da criança que não teve o nome divulgado, é neta do acusado e fez a denúncia na delegacia da polícia civil no domingo (14).

Ele se encontra detido na delegacia da polícia civil do município de Santa Bárbara e a população da cidade está chocada com essa barbaridade. Ele nega o crime, afirmando que pode ser intriga da mãe da criança que não nutre uma boa relação de amizade com ele. A criança foi encaminhada ao Centro de Referência de Assistência Social(CRAS) para acompanhamento psicológico. (Aratu Online).

domingo, 14 de abril de 2013


     
CONSELHOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR TÊM ATÉ O DIA 30 PARA REGULARIZAR SITUAÇÃO E NÃO PERDER RECURSOS

Por Clóvis Gonçalves - repórter da Rádio Irará FM    14/04/2013

Foto: Divulgação
Caso não regularizem a situação dos conselhos de Alimentação Escolar até o final do mês, 269 entes federativos poderão ficar sem os repasses da merenda escolar. Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), desse, 146 já estão sem receber os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

É papel dos conselhos fiscalizar se a aplicação dos recursos públicos foi adequada. Sem eles, não é possível aprovar a prestação de contas dos entes federativos, mas as autoridades responsáveis dizem que novas nomeações são necessárias para levar a tarefa a cabo. Gestores escolares, prefeitos e secretários municipais e estaduais de Educação – não apenas dos locais com conselhos vencidos – têm até o dia 30 deste mês para prestar contas, pela internet, dos recursos que receberam do governo federal em 2011 e 2012.

“Quando vencem os mandatos dos conselhos, para quem os gestores encaminham a prestação de contas? Sem a prestação, o ente federativo torna-se omisso e, com isso, fica suspenso e deixa de receber a verba da alimentação escolar”, diz a coordenadora-geral do Pnae, Albaneide Peixinho.

Para que esses órgãos sejam regularizados, novos conselheiros têm de ser escolhidos, incluindo representantes do Poder Executivo, de entidades de docentes, discentes e trabalhadores na área de educação, dos pais de alunos, além de indicados por entidades civis organizadas. Os conselheiros são escolhidos pelos próprios grupos que representam e, posteriormente, nomeados por portaria ou decreto.

De acordo com Albaneide, assim que forem regularizados os conselhos, os entes federativos voltam a receber os recursos, embora não haja pagamento de valores retroativos. Segundo o FNDE, 601 conselhos estão com com mandatos vencidos, mas muitos ainda têm um prazo para adequação antes de perder os repasses. O número é alto, diz Albaneide. “Este ano coincidiram dois fatores, o fim dos mandatos dos conselhos e a troca de gestão nos municípios.”

Pelo último levantamento realizado no setor, referente aos anos de 2008 e2009, 50% dos muncípios contavam apenas com os repasses do Pnae para financiar a merenda dos alunos. “Nossa intenção é que os conselhos sejam regularizados e façam a prestação de contas. Não queremos que as escolas fiquem sem o repasse”, diz Albaneide.  (Fonte Agencia Brasil )

sábado, 13 de abril de 2013


SICOOB  REALIZA PRÉ ASSEMBLÉIA PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS

Por Clóvis Gonçalves - repórter da  rádio Irará FM      12/4/2013

                                            Fotos: Clóvis Gonçalves

Na última sexta-feira (12/04) às 20h05, a Diretoria Executiva e Administrativa do SICOOB de Irará, realizou na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Irará, situado na Praça Salvador Borges, em Irará, a pre-assembleia para amostragem do balanço de prestação de contas do exercício do ano de 2012. A Cooperativa Sicoob Credite atua no mercado financeiro em forma de cooperativismo com os associados. 
A gerente da agência Sicoob Credite de Irará, Cristina Oliveira fez a abertura do evento, em seguida o presidente da instituição financeira José Eduardo, informou aos associados a real situação financeira da Cooperativa Sicoob Credite.  

Diretores e funcionários
Em entrevista ao repórter Clóvis Gonçalves da rádio Irará FM, José Eduardo informou que “estamos realizando uma esta pré-assembleia com o objetivo de divulgar a Assembleia Geral que acontecerá no dia 21 de abril de 2013, no município Inhambupe, onde vamos prestar contas do balanço financeiro da cooperativa do ano de 2012. Este balanço é constituído de um relatório da gestão, balanço patrimonial, demonstrativo do resultado, parecer do conselho fiscal e também do parecer da auditoria externa. Os resultados deste balanço será colocado em assembleia para a decisão dos associados sobre o destinação dos recursos oriundos do ano de 2012. Haverá também sorteios de vários brindes para os nossos associados”.

Segundo o presidente José Eduardo, no próximo ano haverá eleição para que os associados escolham os novos dirigentes da Cooperativa Sicoob Credite. No estado da Bahia existem 17 cooperativas de créditos, com várias agências interligadas no sistema Sicoob, a confederação Sicoob, com central em Salvador.
Edelson de Jesus, o responsável pela carteira de microcrédito da cooperativa Sicoob, também concedeu entrevista ao repórter Clovis Gonçalves informando que trabalha com empreendedores do mercado formal e informal e que é uma oportunidade de negócios para quem tem empreendimento em mercado de compra, venda e prestação de serviços. A Cooperativa Sicoob vem atendendo a medida que as pessoas solicitam os créditos.

Temos grandes concorrentes no mercado de microcrédito em Irará, isso se deu a partir de 2010 com a medida por parte do Banco Central do Brasil que fez o bloqueio de 2% de todos os depósitos à vista.  O mercado é bem diversificado, cada um com a sua característica, então o Sicoob tem vantagens para o associado, principalmente no que diz respeito a prazo e condição de pagamento. Uma das diversificações é o empreendedor urbano e o rural, pois com a migração de alguns empreendedores rurais por conta da estiagem, alguns se transformaram em empreendedor urbano por não ter atividade formal, esse é que é o público alvo do microcrédito. Fiquei impressionado com a quantidade de pessoas que vão a agencia do Sicoob em Irará fazer negócios, afirmou Edelson de Jesus.

quinta-feira, 11 de abril de 2013


DUPLA  DE BANDIDOS TOMAM DE ASSALTO UMA MOTO CB 300 R

Por Clóvis Gonçalves repórter da Rádio Irará FM - 1/42013

Foto: Clóvis Gonçalves
Alex de Jesus Borges compareceu ao Complexo Policial de Irará, informando aos policiais civis de plantão que por volta das 16h30 na Av. Elísio Santana,  próximo a uma barraca de lanche que fica situada ao lado da Embasa, foi abordado por dois elementos, ambos de pele clara, sendo um magro, estatura mediana, trajando calça jeans clara, camisa e usando boné e o outro trajando calça jeans,  camisa e boné preto, portando um revolver de calibre não identificado pela vitima, que anunciaram o assalto, tomando-lhe uma moto Honda, ano 2011, modelo CB 300R, cor preta, placa policial NYM 3187 com licença de Feira de Santana.  Após o assalto os bandidos fugiram em direção do centro da cidade. Uma testemunha presenciou toda a ação dos bandidos.

Segundo informações da vítima, um dos bandidos tinha uma compleição física e aparência de um garoto de aproximadamente 12 a 14 anos.

Os policiais civis Roque Assis e o agente Fonseca registraram a ocorrência. A equipe do SI da delegacia de Irará, investigará a ação delituosa para identificar a dupla.   

DELEGADA  DE IRARÁ ENCAMINHA PROCESSO PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO

Por Clovis Gonçalves - Repórter da Rádio Irará FM -11/4/2013

Foto: Clóvis Gonçalves
Nesta quinta-feira (11/04) a Drª Edileusa Suely Ramos titular do Complexo Policial de Irará concedeu uma entrevista ao repórter da rádio Irará FM Clóvis Gonçalves, sobre o processo do homicídio que teve como vítima o adolescente Edson Lopes Cerqueira de 15 anos, que era aluno da Escola Coronel Balbino Félix na Caroba e trabalhava como agricultor para ajudar os pais.

Edson Lopes foi brutalmente assassinado com tiros de espingarda de socar (fabricação caseira) na cabeça e a queima roupa enquanto dormia em um dos cômodos da sua humilde residência no dia 13 de junho de 2012. A vítima residia na Fazenda Sítio Velho, zona rural de Irará. Segundo moradores da comunidade, a vitima não tinha antecedentes criminais e nem envolvimento com droga, fato que ficou comprovado pela polícia no curso das investigações.

A delegada da polícia civil Drª Edileusa Suely Ramos informou ainda que encaminhou o processo concluído para o Ministério Público da comarca de Irará no dia dois de abril de 2013, agora cabe ao Ministério Público oferecer a denuncia encaminhando o processo para o Juiz.

A conclusão do processo demorou em razão das testemunhas por estarem amedrontadas, optarem por ficar em silencio, dificultando assim o andamento do processo, Finalizou a delegada Edileusa Suely Ramos.