sábado, 13 de abril de 2013


SICOOB  REALIZA PRÉ ASSEMBLÉIA PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS

Por Clóvis Gonçalves - repórter da  rádio Irará FM      12/4/2013

                                            Fotos: Clóvis Gonçalves

Na última sexta-feira (12/04) às 20h05, a Diretoria Executiva e Administrativa do SICOOB de Irará, realizou na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Irará, situado na Praça Salvador Borges, em Irará, a pre-assembleia para amostragem do balanço de prestação de contas do exercício do ano de 2012. A Cooperativa Sicoob Credite atua no mercado financeiro em forma de cooperativismo com os associados. 
A gerente da agência Sicoob Credite de Irará, Cristina Oliveira fez a abertura do evento, em seguida o presidente da instituição financeira José Eduardo, informou aos associados a real situação financeira da Cooperativa Sicoob Credite.  

Diretores e funcionários
Em entrevista ao repórter Clóvis Gonçalves da rádio Irará FM, José Eduardo informou que “estamos realizando uma esta pré-assembleia com o objetivo de divulgar a Assembleia Geral que acontecerá no dia 21 de abril de 2013, no município Inhambupe, onde vamos prestar contas do balanço financeiro da cooperativa do ano de 2012. Este balanço é constituído de um relatório da gestão, balanço patrimonial, demonstrativo do resultado, parecer do conselho fiscal e também do parecer da auditoria externa. Os resultados deste balanço será colocado em assembleia para a decisão dos associados sobre o destinação dos recursos oriundos do ano de 2012. Haverá também sorteios de vários brindes para os nossos associados”.

Segundo o presidente José Eduardo, no próximo ano haverá eleição para que os associados escolham os novos dirigentes da Cooperativa Sicoob Credite. No estado da Bahia existem 17 cooperativas de créditos, com várias agências interligadas no sistema Sicoob, a confederação Sicoob, com central em Salvador.
Edelson de Jesus, o responsável pela carteira de microcrédito da cooperativa Sicoob, também concedeu entrevista ao repórter Clovis Gonçalves informando que trabalha com empreendedores do mercado formal e informal e que é uma oportunidade de negócios para quem tem empreendimento em mercado de compra, venda e prestação de serviços. A Cooperativa Sicoob vem atendendo a medida que as pessoas solicitam os créditos.

Temos grandes concorrentes no mercado de microcrédito em Irará, isso se deu a partir de 2010 com a medida por parte do Banco Central do Brasil que fez o bloqueio de 2% de todos os depósitos à vista.  O mercado é bem diversificado, cada um com a sua característica, então o Sicoob tem vantagens para o associado, principalmente no que diz respeito a prazo e condição de pagamento. Uma das diversificações é o empreendedor urbano e o rural, pois com a migração de alguns empreendedores rurais por conta da estiagem, alguns se transformaram em empreendedor urbano por não ter atividade formal, esse é que é o público alvo do microcrédito. Fiquei impressionado com a quantidade de pessoas que vão a agencia do Sicoob em Irará fazer negócios, afirmou Edelson de Jesus.