segunda-feira, 22 de abril de 2013


SEGUNDA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA  CIDADE DE IRARÁ
Por Clóvis Gonçalves – rádio Irará FM
22/04/2013                           Fotos: Clóvis Gonçalves
Segunda-feira (22) ás 09h40m no Centro de Juventude de Irará, foi realizada a Segunda Conferência Municipal da Cidade de Irará com o tema “Quem Muda a Cidade Somos Nós”. A Conferencia tem como finalidade discutir propostas e eleger delegados para a 5ª Conferencia Estadual das Cidades que será realizada de 05 a 08 de agosto de 2013, e para a Conferencia Nacional das Cidades, que acontecerá no Distrito Federal, no mês de maio deste ano em consonância com o decreto estadual 10.332/20027 e o decreto federal 5.790 / 2006. O Secretário de Infra Estrutura Agnaldo Francelino fez um breve pronunciamento de abertura do evento.

A Conferência contou com as presenças: da representante do governo do estado da Bahia a palestrante Eleonora Márcia, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Prefeito Derivaldo Pinto, Presidente da Câmara de Vereadores Antônio Carlos Alves e do representante da Policia Militar do estado da Bahia, Ten-PM Juarez comandante da 5ª CIA em Irará, e da sociedade civil organizada.
Após a participação no evento, a palestrante Eleonora Márcia, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e representante do governo do estado da Bahia concedeu entrevista ao repórter Clóvis Gonçalves para a rádio Irará FM: “viemos debater o tema da conferência que diz respeito a implantação do desenvolvimento e reforma urbanas.  Nós já estamos trabalhado nesse sentido, ou seja de poder estar disseminando os conceitos do que é o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, e nesse caso da 5ª Conferencia das Cidades, a edição de 2013 está propondo discutir quatro eixos: o controle da participação social, fundo nacional do desenvolvimento urbano, integração das políticas setoriais e as garantias das funções sociais das propriedades e da cidade”.
São conceitos que já se discutiu na primeira Conferência em 2003, mas os acontecimentos destes dez anos e o que se construiu, evidenciou que precisamos aprofundar essas discursões nos municípios no sentido de fazer com que o sistema nacional também chegue aos municípios e possa estar construindo um sistema democrático com a participação de todos.
Clóvis Gonçalves: os municípios estão preparados para essas conferencias?
Eleonora Márcia: de fato nós temos grandes desafios na Bahia.  Em metade dos municípios que participaram da última conferência, o governo do estado percebeu a necessidade e o desafio que é ampliar a participação dos municípios. Irará tem um histórico, está em sua segunda Conferência, tem um plano diretor instituído em dezembro de 2009, tem a previsão da instalação de um conselho da Cidade, então a gente vê que é um município que está inserido neste processo por isso é uma satisfação grande estar aqui junto com população debatendo.
Clóvis Gonçalves: em seu pronunciamento, citou a Reforma da Regulamentação Fundiária Urbana, ela está inserida neste contesto?
Eleonora Márcia: sem dúvida nenhuma, aliás é a base para outras políticas urbanas. Quando falamos na função social urbana é para que avance a regularização fundiária. É um processo que envolve o poder público e todo um sistema cartorial e de registro de imóveis que está instalados no município, para que de fato possamos democratizar o acesso à terra urbanizada. Finalizou.