sábado, 20 de abril de 2013


IRARÁ  SEDIA O SEGUNDO ENCONTRO DE CAPOEIRA FEMININO

Por Clóvis Gonçalves – repórter da rádio Irará FM – 19/04/2013

                                   Fotos: Clóvis Gonçalves

 Nesta sexta-feira (19) ás 14h30m no salão da Sociedade Litero Musical 25 de dezembro de Irará, aconteceu a abertura do Segundo Encontro de Capoeira Feminino, que irá até o dia 21 de abril de 2013, com o tema é “Mulher na Capoeira Tem Dendê na Roda”. O encontro contou com as presenças de representantes da MIC na Bahia, Thereza Cristina, do IPHAN Paula Fernandes e Waya Silveira, da Fundação Zumbi dos Palmares Veronica Nairob, o Secretário de educação de Irará, Márcio Jambeiro, Dací Lima vereadora e vários mestre de capoeira, entre eles mestre Felipe aos seus 86 anos que é filho de capoeirista e ainda joga capoeira, mestre Macaco, mestre Cabeludo da academia Porto da Barra, mestre Kakoe mestre Bendengó.


O prefeito Derivaldo Pinto em seu pronunciamento informou que irá implantar a capoeira na rede de ensino do município e criticou as verbas que são disponibilizadas para a cultura e alguns projetos, alegando que seus valores são ínfimos.


O Secretário de educação de Irará Márcio Jambeiro entregou certificados de conclusão do curso de formação dos alunos “Capoeira na Escola”.

Este encontro foi articulado e organizado pela monitora Negona, como ela prefere ser identificada, realizado por todos os grupos de capoeira do município de Irará sob a supervisão do mestre Cabeludo e com o apoio da prefeitura municipal de Irará. Negona também desenvolve um projeto “Crianças Cabeludas” na comunidade da Tapera Melão, zona rural de Irará. O nome do projeto é uma alusão ao mestre Cabeludo.
Cabe destacar a grandiosa colaboração de Sandra Félix para o sucesso deste primeiro dia de encontro. Os mestres de capoeira criticaram duramente as esferas dos governos federal e estadual pela falta de apoio em todos os âmbitos a capoeira, com exceção da prefeitura  município de Irará que sempre colabora. A Banda de reggae Zimbábue finalizou o primeiro dia do encontro ás 21H00 na Praça Pedro Nogueira (Barra).